Política

Reconhecidos esforços de João Lourenço na realização da assembleia da OEACP

Yara Simão

Jornalista

Os esforços do Presidente da República, João Lourenço, na realização da Assembleia Parlamentar da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (AP-OEACP) foram reconhecidos, terça-feira, em Luanda, pela líder daquela instituição, Ana Rita Sithole.

21/02/2024  Última atualização 07H17
Assembleia Parlamentar da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (AP-OEACP) © Fotografia por: Arquivo

A deputada moçambicana, que falava à imprensa, depois de ser recebida, em audiência, pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, agradeceu ao Titular do Poder Executivo por ter permitido a realização, em Luanda, da 64.ª Assembleia Parlamentar da OEACP e a constituição da 1ª Sessão da OEACP-UE, no âmbito do Acordo de Samoa.

Ana Rita Sithole fez saber, ainda, que, durante o encontro, felicitou Angola por albergar a primeira reunião paritária, por sinal a primeira em África, dentro dos Acordos de Samoa, e expressou o respeito à líder do Parlamento angolano, Carolina Cerqueira, pela capacidade de liderança.

"As mulheres, quando lhes é dado espaço para a participação na política e liderança, podemos alcançar resultados notáveis", afirmou.

A co-presidente da Assembleia Parlamentar Paritária manifestou, também, satisfação com o andamento dos trabalhos, enaltecendo a eleição de uma deputada da Zâmbia, pertencente à sub-região da África Austral, inserida no Bureau África-UE.

Ana Rita Sithole informou, ainda, que depois da constituição das três Assembleias Regionais (África-UE, Caraíbas-EU e Pacífico-EU), à luz do Acordo de Samoa, hoje acontece o momento mais alto do evento, com a Sessão Solene de Abertura da 1ª Sessão da Assembleia Parlamentar Paritária.

O momento, disse, é oportuno para o estreitar de laços institucionais e de reencontro entre parlamentares, que durante o ano estão empenhados em fortalecer as relações e afectos, para reduzir distâncias, unir as comunidades e os respectivos povos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política