Mundo

Reconstrução vai custar à Ucrânia quase nove mil milhões de dólares

A Ucrânia vai precisar de quase nove mil milhões de dólares, durante a próxima década, para reconstruir os seus locais culturais e a sua indústria turística, após a invasão russa, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

14/02/2024  Última atualização 11H00
Ucrânia © Fotografia por: DR
A UNESCO calculou que o sector cultural e turístico do país perdeu mais de 19 mil milhões de dólares em receitas durante a guerra, que está prestes a completar dois anos, reporta a Associated Press (AP).

A agência da ONU revelou que os intensos combates em território ucraniano danificaram 341 locais culturais, nomeadamente em Kiev, Lviv e Odessa. "A catedral de Odessa é um exemplo de um local que foi gravemente danificado. É um símbolo de toda a comunidade, com um profundo significado espiritual e histórico”, afirmou a dirigente da UNESCO na Ucrânia, Chiara Bardeschi.

Em Julho do ano passado, a UNESCO condenou, veementemente, um ataque levado a cabo pelas forças russas contra edifícios históricos no centro de Odessa, local que foi designado como Património Mundial em perigo no ano passado. Esse ataque causou pelo menos dois mortos e danificou vários locais, incluindo a Catedral da Transfiguração, do século XVIII, a principal Igreja Ortodoxa de Odessa.

A UNESCO declarou ainda que a destruição intencional de locais do património cultural, incluindo edifícios e artefactos religiosos, pode constituir um crime de guerra.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo