Cultura

Recordações sobre a Dipanda em livro de Guilherme Galiano

O Livro do jornalista Guilherme Galiano sobre a Dipanda, entitulado “Memórias da Independência”, será lançado amanhã, no auditório do Edifício Kilamba, em Luanda.

07/02/2024  Última atualização 09H25
Jornalista é autror da obra © Fotografia por: DR

A apresentação da obra, que chega ao mercado literário com a chancela da Editora Acácias, estará a cargo da historiadora Rosa Cruz e Silva, antiga ministra da Cultura e actual porta-voz do Conselho da República. 

De acordo com o prefácio, o livro "revela perspectivas subjectivas, episódios até hoje mantidos no espaço mais restrito do foro privado, estórias inesperadas revividas e contadas por um conjunto de personalidades, que, oriundas de diferentes quadrantes políticos e sociais, aceitaram partilhá-las num projecto televisivo intitulado "Memórias da Independência”.

Guilherme Galiano entrevistou 69 personalidades, no programa emitido pela TV Zimbo, que, em 2015, marcou a agenda mediática e se tornou numa referência de qualidade e de "serviço público” na televisão angolana.

No livro (primeiro volume) são disponibilizados testemunhos de políticos, militares, escritores, académicos, militantes dos três movimentos de libertação nacional angolanos (MPLA, FNLA e UNITA), num total de 11.

Entre as personalidades constam Dino Matross, Ernesto Mulato, França Ndalu, Jaka Jamba, Jorge Valentim, José Diogo Ventura, José Samuel Chiwale, Lucas Ngonda, Luzia Inglês, Roberto de Almeida e Roberto Leal Ngongo.

Guilherme Galiano nasceu na província de Benguela, a 28 de Setembro de 1960. Iniciou a sua carreira profissional na Rádio Universidade Tejo (RUT), onde apresentou o programa "A Voz do Kilimanjaro”, passando, depois, para a Rádio Comercial (1986 – 1992).

Esteve também na Rádio Clube Português (1992-1994), tendo ingressado, depois, no projecto "Canal África”, como um dos seus fundadores e onde foi "pivot” do programa "Manhã Informativa”, durante 16 anos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura