Regiões

Rede de malfeitores desmantelada no Uíge

Valter Gomes| Uíge

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou, quinta-feira, no Uíge, uma rede composta por dez elementos, supostamente envolvidos em vários crimes, com destaque para burlas, furtos, roubos, assaltos à mão armada e infanticídio.

18/02/2024  Última atualização 08H10
© Fotografia por: DR

Entre os acusados, estão dois cidadãos nacionais, de 53 e 54 anos, residentes em Luanda, que, presumivelmente, terão burlado somas avultadas de dinheiro a vários cidadãos incautos, atraídos com minérios falsos, como diamantes, mercúrio, ouro e outros.

Segundo o porta-voz do SIC no Uíge, subinspector criminal Zacarias Fernando, de Dezembro de 2023 a Fevereiro do ano em curso, os dois indivíduos terão burlado cerca de 10.850.000 kwanzas a quatro cidadãos, sendo três residentes no Uíge e um na capital do país, Luanda.

Durante a operação, referiu, foram, também, apreendidas as substâncias com que os falsários enganavam as pessoas no Uíge, para além da recuperação de outros bens, como quatro botijas de gás de cozinha, dois fogões, três televisores plasma e um par de andaimes.

Zacarias Fernando avançou que os outros oito indivíduos, entre os quais uma mulher, assaltavam residências e estabelecimentos comerciais, preferencialmente nos bairros Kakiuia, Sonangol e Candombe-Velho, com recurso a armas de fogo.

O porta-voz do SIC no Uíge acrescentou, ainda, que o crime de infanticídio foi praticado por uma jovem de 27 anos, cuja identidde não foi revelada. Esta confessou ter estrangulado o bebé, 72 horas após o nascimento, por alegadamente o pai não ter assumido a responsabilidade paternal.

Os detidos, acrescentou, já foram presentes ao Ministério Público para os procedimentos legais, devendo posteriormente ser encaminhadas ao Juiz de Garantias, a quem compete a decisão de aplicação de medidas de coacção.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões