Sociedade

Reforçados serviços de hemodiálise

JA Online

O Ministério da Saúde anunciou, em nota, esta quinta-feira, o reforço dos serviços de hemodiálise, no país, numa altura em que se assinala o Dia Mundial do Rim.

14/03/2024  Última atualização 15H17
© Fotografia por: MINSA

Em curso estão em fase de construção 12 Hospitais Gerais onde  estarão contemplados serviços de Hemodiálise com capacidade para atender mais 1.000 doentes.

Até Fevereiro deste ano, o país registou no seu programa regular de hemodiálise, aproximadamente 3.000 pacientes, destes  2.300 são do sector público, refere a nota consultada pelo JA Online.

Existem 28 unidades de saúde com serviços de hemodiálise, no país, sendo que a maior parte é do sector  público, distribuídos em 9 províncias, nomeadamente: Luanda, Huambo, Benguela, Bié, Bengo, Huíla, Malanje, Cabinda e Moxico.

A data comemorada na segunda quinta-feira do mês de Março, foi instituída com o objectivo de informar a população sobre as doenças renais, com foco na prevenção e na incorporação de práticas saudáveis.

Para saudar a data, os centros de hemodiálise do país realizam diversas actividades sob o lema: "Saúde renal para todos"!

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade