Política

Rei do Huambo elogia encontro com deputados

Adolfo Mundombe | Huambo

O rei da Ombala do Huambo, Artur Mosso, considerou, sexta-feira, naquela cidade, o encontro com os deputados do círculo provincial como um sinal que representa a colaboração na garantia de abertura para as autoridades tradicionais contribuírem directamente no processo de governação.

24/02/2024  Última atualização 12H08
Autoridades tradicionais foram auscultadas no Huambo © Fotografia por: Joaquim Armando| Edições Novembro
Artur Mosso manifestou esta posição depois do encontro mantido entre os parlamentares do círculo local e as autoridades tradicionais da província, que foram auscultadas durante uma reunião que visou reforçar os laços de cooperação institucional entre o poder legislativo representado na região e as autoridades tradicionais, que contou com a presença dos reis do Huambo, Sambo, Tchiyaka e outros sobas grandes.

O soberano salientou que foram apresentadas aos deputados as dificuldades que afligem as comunidades rurais e não só, como o mau estado das estradas terciárias e secundárias, questões relacionadas com a saúde e educação, preocupações, segundo disse, que espera sejam levadas ao Parlamento para discussão e, depois, tenham retorno em benefício das populações.

Já o rei do Sambo, Mariano Sampaio, mostrou aos deputados a situação sobre a ponte do rio Cunene, no troço que liga a região do Huambo e as comunas do Sambo e Samboto, na Chicala Cholohanga, que desabou há cinco anos. Mariano Sampaio disse que a sua região é forte em agricultura, mas por causa da ponte que cortou a circulação, os camponeses não conseguem escoar os produtos do campo para a cidade.

O deputado Armando Kapunda disse que o encontro com as autoridades tradicionais constituiu um ganho para os parlamentares, porque além de reforçar os laços de cooperação institucional, serviu para exprimir as suas opiniões e pontos de vista sobre a realidade das comunidades.

Armando Kapunda anunciou que encontros com as entidades tradicionais vão continuar, pois neles são apresentadas propostas e sugestões interessantes para a melhoria das condições de vida das populações que dirigem.

O parlamentar disse que o grupo de deputados vai elaborar um relatório que vai levar para Assembleia Nacional e, consequentemente, para o Executivo, para que sejam seguidas passo a passo.

O coordenador do círculo provincial do Huambo fez saber que a situação da representação das entidades tradicionais no Parlamento é algo que já está na forja, face à preparação do pacote legislativo autárquico, que prevê a regulamentação do poder tradicional.

Os sobas também apresentaram a situação dos ínfimos subsídios que, segundo eles, devem ser revistos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política