Mundo

Reino Unido oferece três mil libras a requerentes de asilo para irem ao Rwanda

JA Online

O Governo britânico planeia pagar aos requerentes de asilo até três mil libras (3.836 dólares) a cada requerente de asilo para que se mudem para Rwanda voluntariamente.

13/03/2024  Última atualização 13H18
Reino Unido oferece três mil libras a requerentes de asilo para irem ao Rwanda © Fotografia por: Direito Reservado

De acordo com a imprensa internacional, o plano voluntário surge para ajudar a eliminar o acúmulo de refugiados que tiveram seus pedidos de permanência no país rejeitado.

O novo acordo com o Rwanda é separado do plano estagnado do governo de deportar à força a maioria dos requerentes de asilo para África Oriental, que no ano passado foi considerado ilegal pelo Supremo Tribunal do Reino Unido.

Em vez disso, reflecte uma política governamental existente, onde aos requerentes de asilo é oferecida assistência financeira para deixarem a Grã-Bretanha e regressarem ao seu país de origem, mas ao abrigo do novo plano as pessoas receberão o dinheiro se concordarem em viver no Rwanda.

Para o ministro dos Negócios britânico,  Kevin Hollinrake, a nova política era um bom uso do dinheiro público porque era mais barata do que o custo de cuidar de pessoas na Grã-Bretanha a quem foi negado asilo, mas ainda não foram removidas.

Há dezenas de milhares de requerentes de asilo na Grã-Bretanha a quem foi recusado asilo, mas não podem ser removidos porque o governo não está autorizado a devolver pessoas a um país devastado pela guerra ou com um fraco historial de direitos humanos.

"Então, 3.000 libras, é claro que é muito dinheiro, mas, mesmo assim, custa muito dinheiro manter no Reino Unido pessoas que não obtiveram asilo”, disse o ministro, quarta-feira, à rádio LBC.

O primeiro-ministro Rishi Sunak investiu enormes quantias de capital político na promessa de impedir a chegada de requerentes de asilo que chegam sem permissão à costa sul de Inglaterra em pequenos barcos insufláveis.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo