Mundo

Relatores da ONU querem investigar a morte de Navalny

Relatores das Nações Unidas solicitaram sábado que a morte de Alexei Navalny, líder da oposição russa, seja investigada, num processo que inclua autópsia por peritos independentes.

18/02/2024  Última atualização 11H15
© Fotografia por: DR

"A morte de Navalny pode constituir uma privação arbitrária do direito à vida e serve como um lembrete da drástica deterioração dos direitos humanos na Rússia", afirmaram os especialistas da ONU, em comunicado.

Os mesmos responsáveis recordaram, também, as várias vezes em que denunciaram as condições em que Navalny estava detido e que podiam ser consideradas tortura e maus-tratos.

Estes especialistas tinham feito apelos urgentes à libertação, face à deterioração do estado de saúde e à negação de cuidados médicos ao opositor de Vladimir Putin. "Não é apenas o momento de expressar condolências, mas de exigir justiça para Navalny e todos os outros activistas políticos e defensores dos direitos humanos na Rússia que foram vítimas de um sistema de repressão e silenciamento da sociedade civil e da dissidência", concluíram.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo