Cultura

Representante do Ambriz abre o despique no Bengo

Alfredo Ferreira | Caxito

Jornalista

O grupo vencedor do Carnaval Municipal do Ambriz, cujo desfile acontece hoje, com a participação de 19 agremiações, sendo 12 da classe de adultos e sete de infantis, vai abrir, na terça-feira, às 14h00, o desfile provincial, no Largo da Ingamba, em Caxito.

10/02/2024  Última atualização 12H35
Grupos do Bengo intensificam a preparação carnavalesca © Fotografia por: Alfredo Ferreira |edições novembro

De acordo com sorteio realizado quinta-feira, em Caxito, pela Organização Provincial do Carnaval 2024, no Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Desportos, o segundo e o terceiro grupos a desfilarem, na terça-feira, são o União Kilamba e União de Bula Atumba.

Os grupos de Kiba de Camponeses, Etu Twiza do Kijão Mendes, União dos Dembos e Rainha Njinga Mbandi vão desfilar na 4ª , 5ª, 6ª e 7ª posições, respectivamente.

O mais titulado do Entrudo na província do Bengo, União Independente do Kingongo vai desfilar na 8ª posição, seguido do Dinatekeno do Nambuangongo e Maringa do Caboxa (Bula Bunda) de Caxito.

Na 11ª e 12ª posições vão desfilar, no Largo da Ingamba, os grupos Nguame  Maka  do Panguila e União do Pango.

De realçar que para a classe adulta vão dançar o Carnaval um total de 12 grupos carnavalescos, sete do município do Dande e os restantes são dos Dembos, Pango Aluquém, Nambuangongo, Bula Atumba e Ambriz.

Infantil abre com União Sagrada

O desfile da classe infantil que se realiza, igualmente, na terça-feira, pelas 9h00, será aberto pela União Sagrada do Kingunxi, seguido pelo grupo carnavalesco União Kilamba.

Em terceiro, quarto e quinto lugares vão desfilar os grupos carnavalescos Kiba de Camponeses, Etu Twiza do Kijão Mendes e Rainha Njinga Mbandi.

Já os grupos carnavalescos União Independente do Kingongo, Maringa do Caboxa (Bula Bunda) vão desfilar em sexto e sétimo lugares, para encerrar a festa popular da classe infantil.

Luís Caqueada, membro da Comissão Organizadora do Carnaval 2024 no Bengo, disse que nesta edição cada grupo vai ter no máximo 25 minutos para poder mostrar a  sua coreografia e tentar convencer o júri. A pontuação, disse, vai de um até 10 pontos e serão avaliadas a alegoria, dança, comandante, corte, falange de apoio, canção e bandeira.

Prémios para as duas classes

Luís Caqueada garantiu que na classe de adultos os prémios estão avaliados em um milhão e trezentos mil kwanzas para o primeiro classificado, um milhão para o segundo e oitocentos mil para o terceiro classificado.

O responsável informou que, pela primeira vez, a premiação vai até ao quinto lugar que receberá quatrocentos mil kwanzas, enquanto o quatro terá direito a seiscentos mil kwanzas.

O prémio para a melhor corte está avaliado em duzentos e cinquenta mil kwanzas, enquanto para melhor alegoria, comandante e bandeira é de duzentos mil kwanzas, cada. Para a melhor canção o valor está fixado em cem mil kwanzas, para a classe adulta.

Na classe infantil, avançou, apenas vão ser premiados os três primeiros lugares que vão de setecentos e cinquenta mil kwanzas para o primeiro classificado, quinhentos mil kwanza para o segundo e trezentos e cinquenta mil kwanzas para o terceiro.

Para a melhor corte da classe infantil a organização determinou o valor de cento e cinquenta mil kwanzas, enquanto para a alegoria, comandante e bandeira o prémio está fixado em cem mil kwanzas cada, e melhor canção em cinquenta mil kwanzas.

De acordo com Luís Caquenda, o valor global da edição 2024 do Entrudo na província do Bengo está avaliado em 8.450.000 kwanzas, sendo que os grupos receberam como subsídio o valor cem mil kwanzas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura