Sociedade

Representante do CICA no Soyo destaca o projecto Angola LNG

Fula Martins | Soyo

Jornalista

O surgimento dos projectos como Angola LNG e o Ciclo Combinado do Soyo são alguns dos ganhos da paz para o município do Soyo, segundo o representante do Conselho de Igrejas Cristãs de Angola(CICA) no município do Soyo, província do Zaire, Simão Mavanda.

04/04/2024  Última atualização 14H15
Simão Mavanda é também pastor da Igreja Metodista Unida © Fotografia por: DR

O projecto Angola LNG serve para o tratamento de Gás Natural Liquefeito (LNG). A unidade resultou de uma parceria entre a petrolífera nacional Sonangol, Chevron, BP, ENI e a Total, num investimento na ordem de mais de 10 mil milhões de dólares, com capacidade para a produção de 1,1 mil milhões de pés cúbicos de gás natural/dia. 

O também pastor da Igreja Metodista Unida, que falava ao Jornal de Angola, a propósito dos 22 anos da conquista da paz, apelou aos políticos a saberem conviver na diferença, para o bem da democracia, respeitando sempre a vontade do povo.

O líder religioso reiterou o compromisso das igrejas filiadas ao CICA a continuarem a colaborar com o Executivo na moralização dos cidadãos para a preservação da paz e da reconciliação nacional.

Motivo de orgulho

O pastor da Igreja dos Irmãos em Angola no Soyo, Garcia Tango, apontou o diálogo, a tolerância e a unidade entre irmãos, antes desavindos, como uma marca e motivo de orgulho dos angolanos.

O antigo combatente António Neto, 63 anos, afirmou que a paz deve ser preservada a todo custo. Sugere ao Executivo um investimento acentuado no sector não petrolífero, para garantir mais empregos, não só para os naturais do Soyo, mas também dos outros pontos do país.

António Paulo Maria, 78 anos, coronel na reforma, apontou a recuperação da estrada que liga a cidade de Caxito(Bengo) ao Nzeto, Nzeto/Soyo e Nzeto/Mbanza Congo como um dos grandes ganhos da paz para a província do Zaire.

Sector da Saúde

A estudante Helena Augusto Manuel, 23 anos, do curso de Pedagogia, apontou o Hospital Materno-Infantil do Soyo como um dos ganhos dos 22 anos de paz.

Segundo Helena, com esta unidade hospitalar, muitos cidadãos deixaram de se deslocar à República Democrática do Congo(RDC) para procurar assistência médica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade