Desporto

Rhanya estabelece nova marca juvenil

Rosa Panzo

Jornalista

A nadadora angolana Rhanya Santo quebrou o recorde de nove anos, ao estabelecer, ontem, uma nova marca nacional na categoria juvenil, na final da disputa dos 200 metros costas, ao cronometrar 2min 41s80, no segundo dia da 16.ª edição do Campeonato Africano Absoluto de natação pura, que decorre até 4 do corrente na Piscina de Alvalade, em Luanda. O registo anterior de 2min42s30, alcançado em Maio de 2015, pertencia a Catarina Sousa.

02/05/2024  Última atualização 16H55
Fundista angolana, à esquerda, ao lado da irmã Rafaela Santo, está satisfeita com o recorde © Fotografia por: AGOSTINHONARCISO| EDIÇÕES NOVEMBRO

A prestação da atleta nas preliminares do período da manhã permitiu à angolana disputar a primeira final em provas desta natureza. A mais nova nadadora da Selecção Nacional, com 14 anos, disse ao Jornal de Angola que apesar de ter trabalhado muito para superar as marcas foi uma conquista inesperada.

" Foi uma conquista inesperada, porque na disputa das preliminares estava um pouco nervosa. Apesar de passar para a final, a prova não correu como planejei. Depois de sair da piscina e ter constatado que afinal era um recorde, fiquei surpresa", salientou.

A fundista angolana revelou que a motivação para superar os obstáculos em cada prova disputada deveu-se ao facto de ser uma das atletas mais novas do africano, a competir com atletas de topo a nível do continente.

" O facto de ficar entre as oito desta categoria a nível de África é uma satisfação enorme. Por outro lado, fui a atleta com menos idade nesta categoria, causando algum nervosismo. Estou pronta para os próximos dias, e penso que superei isto hoje", salientou.

Na estafeta mista, constituída por  Salvador Gordo, Maria Freitas, Djamel Pires e Lia Lima, Angola cronometrou 4min15s16 e terminou na quinta posição. 

Noutra final, o nadador angolano David Padre, estreante de 16  anos, afecto ao Clube Náutico, ficou em oitavo lugar na prova dos 200 metros costas, com o tempo de 2min23s.23, perto do recorde de 2min21s68, pertencente a Pedro Pinotes.

Lia Lima, na prova dos 50 metros mariposa, com a marca de 28s74, ficou abaixo de 1 centésimo da sua melhor marca.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto