Cultura

Riqueza da tradição dos municípios esteve exposta na feira do Carnaval

Delfina Victorino | Cuito

Jornalista

As tradições do Carnaval do Bié foram evidenciadas durante a II Edição da Feira de Artefactos Carnavalescos, realizada segunda-feira na cidade do Cuito.

13/02/2024  Última atualização 07H10
Segunda edição da feira, realizada ontem, na cidade do Cuito, congregou diversos utensílios importantes da tradição local © Fotografia por: EDSON FABRIZIO| EDIÇÕES NOVEMBRO

Os nove Municípios que compõem a circunscrição administrativa e territorial da Província do Bié fizeram-se representar com o muito da história que marcou, até aos dias de hoje, as participações na festa cultural mais importante do país, cuja edição provincial acontece hoje à tarde no Largo Sagrada Esperança.

Andulo, Cuito, Cunhinga, Chinguar, Camacupa, Chitembo, Cuemba, Catabola e Nharêa, apresentaram as principais peças culturais usadas nas cerimónias da festa do Entrudo, nas diversas comunidades.

Durante a actividade, os expositores conseguiram apresentar as peças culturais que mais evidenciam as tradições de cada região, usadas desde a antiguidade até aos dias de hoje pelos foliões ,com o objectivo de preservar a cultura.

Dentre as atracções, o Município do Cuito apresentou, na sua exposição, a figura de Ovingongobanda, o homem que era chamado por ‘Vie”, por ter saído da sua terra natal, Huíla, até à localidade do "Ombala Ekovongo”, no Cuito-Bié, à procura do seu gado. Porém, por força do destino, conheceu a sua esposa "Cahanda”, que lhe deu a facilidade de organizar o reino do "Vié”, explicou o historiador Sabino Rangel Canivete.

O ‘Ovimuandji’, peça tradicional que retrata os vestuários usados pelos homens e mulheres antes da colonização, foi apresentado pela região de Camacupa. Actualmente, é usado apenas em cerimónias especiais, como casamentos e pedidos de noivados.

Ainda do espólio da feira, foram expostos em várias barracas que representavam os vários municípios a tradicional cabaça, o piso, o balaio, a panela de barro, a zagaia e a muzua.

O Limbueta, peça usada na cintura pelos homens e mulheres para a dança tradicional, hoje substituído pelos panos africanos, também apelidado por ‘Octhimuanje’, foi apresentado na exposição pelo Município de Camacupa. Colhido em ramos de árvore, é aproveitado para confeccionar saias e blusas, retratando a realidade cultural da região.

O director do Gabinete Provincial da Cultura do Bié, Afonso Belo Sanguvila, destacou, durante a exposição de artefactos carnavalescos, a qualidade do material exposto.

"A cultura faz parte da vivência dos povos angolanos, principalmente na região centro-sul. Apesar de muito material ter sofrido alguma modernização, é importante incutir na nova geração a tradição e a proveniência do material exposto”, disse.

Segundo Afonso Belo Sanguvila, o obejctivo da feira consistiu em apresentar a riqueza cultural das comunidades bienas, por via do vestuário, das peças de artes, ritmos e danças folclóricas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura