Cultura

Roda de Nkembo reúne artistas tocoístas

Analtino Santos

Jornalista

A 1ª edição da Roda de Nkembo realiza-se, amanhã, a partir das 15h00, no espaço da Tondinha Irmãos, junto ao Parque da Independência, em Luanda, com a participação de músicos membros da Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “Os Tocoístas” e de outras denominações religiosas.

17/02/2024  Última atualização 14H30
© Fotografia por: DR

Com previsão de encerramento às 20h00, estarão em palco distintos instrumentistas tocoístas e de vários integrantes de bandas e agrupamentos musicais do país.

A Banda Vozes e Sons do Israel do Lobito é a convidada especial. A iniciativa é da secretaria da Cultura da Província Eclesiástica Dombaxe Malungo, da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo.

A Roda de Nkembo é um sarau da música e dança tocoísta (Nkembo), para celebrar o dia 24 de Fevereiro de 1918, data de nascimento do Profeta Simão Gonçalves Toco "Mayamona”.

Na tarde de amanhã, haverá música, dança, conversa livre sobre o tocoísmo, através do nkembo.

Segundo Yark Spin, director artístico do evento, será uma reunião de instrumentistas que deram os primeiros passos na Igreja Tocoísta. "Teremos a presença de membros que estão activos e os passivos nos cultos, mas também levaremos outros músicos, porque somos todos irmãos”.

Guitarrista e director artístico de muitos artistas de renome da praça nacional, Yark Spin revelou algumas presenças confirmadas, nomeadamente Lito Graça, Teddy Nsingui, Texas, Isáu Baptista, Mias Galhetas, Sankara, Mário Gomes, França Kamaliengue, Carlos Praia, Pascoal, Jack da Costa e outros instrumentistas que são produtos do tocoismo.

Raúl Tollingas, Miqueias Ramiro, Kappa D e Bucho, colegas em muitos projectos juntam-se a primeira Roda de Nkembo.  Ainda, de acordo com o porta-voz, haverá actuações surpresas de cantores nacionais que têm trabalhado com artistas tocoístas, que reconhecendo o contributo desta na música disponibilizaram-se para este evento ecuménico.

O Nkembo, assim como outras vertentes da música evangélica, tem conquistado um público fora do meio religioso, como aconteceu no concerto de comemoração ao aniversário de Luanda, com a actuação do  Coral de Belém da Igreja Tocoísta ao interpretar, no Centro de Conferências de Belas, os temas "Henda ya Yesu” e "Nkembo” proporcionou um fecho.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura