Política

Rui Xavier acreditado no Reino do Lesotho

O diplomata Rui Orlando Xavier apresentou, quarta-feira, em Maseru, as cartas credenciais que o certificam como embaixador não residente de Angola no Reino do Lesotho.

15/03/2024  Última atualização 11H20
Embaixador entregou as cartas credenciais ao Rei Letsie III © Fotografia por: DR

Durante a cerimónia, realizada no Palácio do Rei Letsie III, o chefe da missão diplomática angolana assegurou que a presença de um novo embaixador naquele país da SADC é um "sinal positivo” e marca o compromisso assumido por Angola em reforçar os laços de cooperação com todos os países da região.

Rui Orlando Xavier expressou, ainda, o desejo de, durante o mandato, ver reforçadas as relações de cooperação com o Lesotho, tendo em vista os desafios de fortalecer os acordos e permitir que ambos os países explorem outros laços de amizade.

O diplomata angolano, com residência na África do Sul, destacou, também, a necessidade de os dois países trabalharem para a livre circulação dos cidadãos dos dois países, anunciando o desejo de Angola incrementar os acordos de cooperação nos sectores da Indústria Têxtil, Águas, Agricultura, Educação, entre outros.

O Rei Letsie III sugeriu, na ocasião, ao embaixador Rui Xavier, o estabelecimento de uma estrutura de cooperação que permita a Angola e ao Lesotho explorarem, também, os sectores do Turismo e da Educação.

A mais alta figura do Lesotho enalteceu, de igual modo, os esforços do Presidente João Lourenço em prol da paz na República Democrática do Congo (RDC) e em Moçambique, assim como a forma abnegada como tem defendido acções para o desenvolvimento socioeconómico do continente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política