Sociedade

Rússia anuncia aumento de bolsas de estudo

Pedro Bica| Jornalista

O embaixador da Rússia em Angola, Vladmir Tararov, anunciou segunda-feira, em Luanda, a disponibilidade do seu país para aumentar o número de bolsas de estudo externas gratuitas, para dar resposta às solicitações que surgem anualmente.

27/02/2024  Última atualização 08H10
Embaixador da Rússia efectuou visita ao CNJ © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro

O diplomata, que falava após um encontro com líderes juvenis congregados no Conselho Nacional da Juventude (CNJ), não avançou em que percentagem se pretende aumentar o número de bolsas, anunciando apenas que, para este ano, devem deslocar-se à Rússia 450 estudantes angolanos, dos cerca de cinco mil inscritos.

Segundo Vladmir Tararov, o elevado número de solicitações justifica a necessidade do aumento de vagas. Neste momento, informou, cerca de três mil estudantes angolanos frequentam formação superior nos diversos estados e universidades da República Federativa da Rússia.

O embaixador adiantou que dos vários acordos de cooperação assinados entre Angola e a Rússia, no domínio da formação académica e profissional, o ramo do Empreendedorismo juvenil é uma área para explorar.

O representante da Rússia em Angola deu a conhecer que a estratégia estudantil russa para os jovens africanos "obriga que cada estudante que termine a formação regresse ao seu país para ajudar no desenvolvimento”.

A par da Educação, o embaixador russo destacou as áreas da Economia, Agricultura e Indústria como prioridades para o aumento da promoção da cooperação bilateral.

A Rússia, disse, tem vários projectos específicos que visam satisfazer as necessidades dos jovens, do Estado e da população angolana. "Angola conta com 56 por cento de juventude e dessa geração depende o futuro do país”, considerou o diplomata, garantindo que a Rússia está sempre disponível para apoiar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade