Política

SADC quer imprimir mais visibilidade à organização

O presidente do Comité de Comunicação, Informação e Relações Públicas dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores dos Estados-membros da SADC, António Nascimento, defendeu ontem, em Luanda, que se melhore a visibilidade da organização e se comunique as suas realizações ao mundo, para aumentar a sensibilização e mobilização de recursos com vista ao desenvolvimento regional.

01/02/2024  Última atualização 09H55
© Fotografia por: DR

O diplomata angolano, que falava quando orientava, por videoconferência, um Seminário sobre o Reforço da Comunicação, Sensibilização e Visibilidade da SADC, expressou gratidão ao Secretariado da organização regional, pela realização da acção formativa, destacando a sua importância na promoção da unidade e o engajamento na agenda de integração regional.

O seminário, realizado em formato virtual, visou estabelecer vínculos e mecanismos de trabalho colaborativo para a partilha de informações entre o Secretariado da SADC e os Ministérios responsáveis pelos Negócios Estrangeiros/Relações Internacionais, assim como embaixadas, altas  comissões e missões diplomáticas em todo o mundo.

António Nascimento disse que o objectivo primordial do webinar é o de encontrar novas formas de comunicação que permitam alcançar um público diversificado e global, alinhando-se com os objectivos do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional (RISDP) 2020-2030 da SADC.

Durante o seminário, os participantes contribuíram com ideias valiosas e propuseram iniciativas concretas para fortalecer a comunicação da SADC.

Entre as sugestões, destaca-se a criação de uma plataforma para partilha de informações da SADC no WhatSapp, promoção de encontros presenciais em Gaberone (Botswana) e retiros para a reflexão sobre a comunicação institucional e diplomacia, bem como a expansão do uso das redes sociais para alcançar diversos segmentos da sociedade.

 

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