Mundo

São conhecidos os membros do novo Governo de Portugal

O Presidente da República Portuguesa aceitou, quinta-feira, a lista de 17 ministros proposta pelo Primeiro-Ministro indigitado, Luís Montenegro, para o XXIV Governo Constitucional.

29/03/2024  Última atualização 10H14
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal © Fotografia por: DR
O novo Governo português vai ser formado por dois ministros de Estado, sendo um para os Negócios Estrangeiros e o outro para as Finanças, além de um ministro da Presidência. Para o primeiro cargo, Luís Montenegro propôs Paulo Rangel, que, aos 56 anos, terá a primeira experiência como ministro.

O novo chefe da diplomacia portuguesa já foi líder parlamentar do PSD, candidato por duas vezes à presidência do partido e, entre 2004 e 2005, secretário de Estado adjunto do ministro da Justiça, José Pedro Aguiar-Branco, durante os cerca de seis meses do Governo PSD/CDS-PP chefiado por Pedro Santana Lopes.

O economista e líder parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, de 45 anos, foi o nome escolhido por Luís Montenegro para o cargo de ministro de Estado e das Finanças, depois de ter coordenado a moção do actual presidente do PSD em 2022.

António Leitão Amaro vai ser o ministro da Presidência, "número três” do Governo e uma pasta de coordenação política do Executivo.

Entre os indicados, destaca-se Nuno Melo, líder do CDS-PP, partido que juntamente com o PPM integra a coligação Aliança Democrática (AD), liderada pelo presidente do PSD, Luís Montenegro.

 A posse dos ministros está prevista para terça-feira.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo