Mundo

São Francisco pede desculpa por "décadas de discriminação" e racismo

JA Online

Os deputados municipais de São Francisco pediram formalmente, terça-feira, desculpa aos afro-americanos pelo papel da cidade do estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos da América, na perpetuação do racismo e discriminação.

28/02/2024  Última atualização 10H35
São Francisco pede desculpa por "décadas de discriminação" e racismo © Fotografia por: Direito Reservado

A resolução foi apresentada de forma conjunta por todos os 11 membros do Conselho de Supervisores de São Francisco, a assembleia municipal da cidade, e aprovada por unanimidade.

"Esta resolução histórica pede desculpas em nome de São Francisco à comunidade afro-americana e aos seus descendentes por décadas de discriminação sistémica e estrutural, actos de violência selectivos, atrocidades", disse o deputado e antigo presidente do Conselho, Shamann Walton, citado pela Lusa.

O responsável asseguro que a instituição "se compromete com a rectificação e reparação pelas políticas e iniquidades do passado".

São Francisco, com mais de 808 mil habitantes, é a segunda grande cidade dos EUA, a seguir a Boston (nordeste), a pedir desculpa aos afro-americanos. Nove estados já pediram desculpas formalmente pela escravatura, de acordo com a resolução.

Esta foi a primeira das mais de 100 propostas feitas por uma comissão municipal de São Francisco a ser aprovada.

A comissão propôs, também, que cada adulto negro elegível recebesse um pagamento único em dinheiro de cinco milhões de dólares (4,6 milhões de euros) e um subsídio para garantir um rendimento mínimo anual de 100 mil dólares (92.200 euros) para minimizar a profunda desigualdade racial em São Francisco.

Os afro-americanos representam 38% da população sem-abrigo de São Francisco, apesar de representarem menos de 6% da população em geral, de acordo com uma contagem federal de 2022. Existem cerca de 46 mil residentes negros em São Francisco.

Em 2020, a Califórnia tornou-se o primeiro estado dos EUA a criar uma comissão sobre compensações, refere a mesma fonte. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo