Mundo

São-tomenses a favor de políticas ambientais

A maioria (76%) dos são-tomenses é a favor de políticas ambientais que garantam a qualidade de vida, a preservação da água e do ambiente social, diminuindo a poluição proveniente de resíduos, segundo um inquérito divulgado ontem, pelo Afrobarometer.

02/02/2024  Última atualização 12H35
© Fotografia por: DR

O Afrobarometer, uma rede de investigação pan-africana e apartidária que divulga, regularmente, as tendências de opinião dos africanos sobre democracia, governação e qualidade de vida, divulgou que três quartos (76%) dos são-tomenses afirmam que a poluição é um problema 'grave' ou 'muito grave', refere a Lusa.

As questões ambientais mais importantes são a eliminação do lixo e do plástico (45%), a poluição das fontes de água (20%) e o saneamento básico (14%). A maioria dos inquiridos (87%) afirma que os sacos de plástico são uma das principais fontes de poluição em São Tomé e Príncipe.

O Afrobarometer salienta que São Tomé e Príncipe "tem sofrido os impactos das alterações climáticas, como o aumento das temperaturas, prolongamento das estações secas e a subida do nível do mar, conduzindo a catástrofes naturais como inundações, tempestades, erosão costeira e secas". As autoridades declararam em Dezembro de 2021 o Estado de Catástrofe após graves inundações causadas por uma grande tempestade e iniciou um Plano Nacional de Adaptação em 2022 para atenuar as vulnerabilidades.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo