Cultura

School vence desfile municipal sem concorrência

Domiana N'jila| Huambo

O grupo Carnavalesco NJ School venceu no Sábado, em que foi o único concorrente, pois os demais desistiram, o desfile da classe de adultos da edição 2024 do entrudo do Huambo, com 100 pontos e com isso participa no desfile provincial, que acontece no dia 12 do mês em curso, na Avenida Alioune Blodin Beye, bairro do Académico.

05/02/2024  Última atualização 09H00
O grupo vencedor na classe A exibiu-se na Avenida Alioune Blondin Beye sem adversários © Fotografia por: Joaquim Armando | Edições Novembro

No desfile da classe B, ficou em primeiro lugar o grupo carnavalesco António Agostinho Neto do Belém do Huambo, com 120 pontos. O segundo lugar ocupou o grupo Essanjo Lyowingui, ao totalizar 110 pontos e em terceiro lugar o Olundongo, com 100 pontos, que arrebatou também o prémio da melhor canção.

Para a classe C de infantis, classificou-se em primeiro lugar o Okutiuca, que somou 200 pontos. O grupo Estrelinhas do Fogo Negro da comuna Comandante Bandeira ficou em segundo lugar, com 100 pontos e em terceiro lugar seguiu o Olundongo da Chipipa, com 90 pontos.

Ainda na classe infantil, o prémio de melhor rainha foi atribuído ao grupo Cidadela das Crianças, na categoria de melhor canção, o prémio ficou com o grupo Olundongo e o melhor comandante foi para o grupo Okutiuca.

 O presidente de júri do Carnaval do município do Huambo edição 2024, Boaventura Selende, felicitou todos os grupos, pelo esforço e dinamismo apresentado durante o desfile com boas fantasias, bem como as inovações apresentadas nas coreografias. Outro detalhe, observou, foi a qualidade das canções que estiveram bem sincronizadas.

Boaventura Selende lamentou o facto de muitos grupos terem desistido, o que tirou, de certa forma, o nível competitivo que a festa do Carnaval merecia e que tem permitido preservar a matriz cultural angolana.

"Muitos grupos desistiram, mas tivemos outros três novos que dançaram o Carnaval pela primeira vez. Isto constitui um motivo de alegria e esperança. O Carnaval é uma festa popular em que as pessoas participam por uma questão de vontade, são as nossas raízes aqui representadas e acreditamos que mais grupos vão surgir”, terminou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura