Cultura

Secretária da Cultura garante solidez na educação artística

A secretária de Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus, afirmou, na quarta-feira, no Centro Nacional de Exposições, em Abu Dhabi, que as decisões tomadas na Conferência Mundial da UNESCO, sobre Educação Cultural e Artística, vão permitir ajustar os programas ligados ao sector em Angola.

16/02/2024  Última atualização 15H40
Maria da Piedade de Jesus reconheceu, durante o encontro, a importância da educação no domínio cultural e artístico © Fotografia por: DR

O dado foi avançado pela secretária de Estado para a Cultura, durante a intervenção no painel sobre "Institucionalização e Valorização da Educação Cultural e Artística”, na quarta-feira, em que as atenções da conferência estiveram focadas nas estratégias que são necessárias e abrangentes para combater a marginalização da educação cultural e artística dentro dos sistemas educacionais e empresas.

Durante esta sessão, disse, foram, igualmente, compartilhadas soluções e abordagens que promovam oportunidades para educação cultural e artística e seus intervenientes.

Num comunicado de imprensa, Maria da Piedade de Jesus, que encabeçou uma delegação angolana do Ministério da Cultura e Turismo, reconheceu a importância da educação no domínio cultural e artístico como "um dos eixos básicos para o cumprimento das normas mundiais e, consequentemente, o respeito dos direitos humanos no que se refere à vertente cultural.”

Internacionalmente, disse, os "direitos culturais” enquanto "direitos humanos” estão reconhecidos em vários instrumentos normativos e legais aprovados pela ONU e por vários dos seus organismos, particularmente a UNESCO.

Em Angola, garantiu, nos planos curriculares dos níveis de ensino primário e secundário, constam disciplinas artísticas que permitem às crianças e adolescentes terem o aprendizado de várias expressões artísticas.

A secretária de Estado para a Cultura referiu que existe o Complexo de Escolas de Artes que forma especialistas de nível básico e médio em artes plásticas, cinema, música, dança e teatro.

 Formações por especialidades

A representante angolana anunciou que, a partir do próximo ano académico, o Complexo de Escolas de Artes começa a formar especialistas em som e iluminação artística.

Sobre os dados estatísticos, disse que, anualmente, são formados nessas especialidades cem jovens, sendo que alguns deles se especializam em ensino das artes. Nesta vertente, continuou, em 2014, foi institucionalizado no país o ensino superior com a criação do Instituto Superior de Artes, que foi transformado em Faculdade de Artes e inserido na Universidade de Luanda.

Ao longo dos dez anos de funcionamento, segundo Maria da Piedade de Jesus, centenas de jovens, e não só, obtiveram a graduação em música, teatro, artes visuais e plásticas e, ainda, em moda.

A Universidade de Luanda, frisou, manifestou interesse em implementar o nível de mestrado e está a criar as condições administrativas e pedagógicas para que a pretensão se materialize.

Em Janeiro do corrente ano, lembrou, o Chefe de Estado angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, inaugurou o Centro Cultural, na Província do Huambo, que, além de funcionar como um espaço de exibição e acesso à cultura local e regional, servirá também para a formação no domínio cultural e artístico.

Os maiores beneficiários, aferiu, são, principalmente os adolescentes e jovens de famílias carenciadas. A essas iniciativas públicas, garantiu, adicionam-se as de carácter privado, que actualmente estão cifradas em mais de 40 estabelecimentos que fazem formação com carácter recreativo e técnico profissional.

Os resultados esperados

A Conferência Mundial da Unesco sobre Cultura e Educação Artística é organizada pelo Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi. Sustenta a missão da Conferência de Lisboa de 2006, que concebeu o Roteiro da UNESCO para a Educação Artística e da Conferência de Seul de 2010, que adoptou a Agenda de Seul: Metas para o Desenvolvimento da Educação Artística. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura