Desporto

Selecções definem metas no Campeonato Africano

Adilson Francisco

Jornalista

A melhoria do quinto lugar, alcançado nos Jogos Africanos de Accra, é a meta das selecções nacionais, em ambos os sexos, de ténis de mesa que projecta no Centro Alto de Rendimento de Angola (CARA) a disputa do Campeonato Africano da Região 5, a decorrer de 29 Junho a 2 de Julho, em Luanda.

06/04/2024  Última atualização 12H15
Atletas ambicionam a melhoria da prestação nos Jogos © Fotografia por: DR

Elisandro André, dispensado a seu pedido, é a ausência de vulto no grupo dos eleitos. Com a meta definida, Manuel Pimenta e pupilos investem em sessões bidiárias a fim de aprimorarem a qualidade dos serviços bolares, controlo de bola, no stop pin e a fortificação dos esquemas defensivos.

A par dos aspectos técnicos e tácticos, o seleccionador nacional avalia e observa as questões psicológicas dos atletas, sem desprimor das condições físicas.

Ao Jornal de Angola, Pimenta explicou os aspectos a serem trabalhados em dois meses: "Nesta semana, os treinos vão basear-se na correcção das respostas dos serviços bolares à esquerda e direita. Vamos também dedicar atenção no controlo da bola quando os atletas sofrem ataque do adversário”.

O chefe da equipa técnica fez um balanço da prestação de Angola nos Jogos Africanos de Accra, Ghana.

"Em Accra, quando os atletas se deslocavam para mesa sabiam onde a bola caminhava. Colocavam na lateral e no meio com toda a certeza. Por isso, vamos, durante dois meses trabalhar na correcção e qualidade dos serviços”.

O quinto lugar das selecções nacionais deve-se à falta de estágio pré-competitivo no exterior.

"O resultado obtido na competição africana tem muito a ver com a falta de estágio no exterior, sobretudo na China onde o ténis de mesa está bastante avançado. Só assim, poderíamos aumentar as competências técnicas e tácticas com vista a uma prestação acima da média”.

Como anfitrião do Campeonato da Região 5, Pimenta perspectivou: "O ouro é o nosso foco. Depois da prata conquistada em Gaborone, Botswana, queremos ganhá-lo”.

Eis a lista dos atletas das duas selecções às ordens de Manuel Pimenta: Roberto Fabiano, Valdemar Cassanga, Délcio Cassule, Edvane Neto (masculino), Isabel Albino, Ruth Tavares, Kailane de Sousa, Eugénia Simões e Nelma Moisés (feminino).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto