Mundo

Senegal: Centenas de manifestantes exigem eleições até Abril

Centenas de pessoas manifestaram-se, nesta sábado, na capital do Senegal, Dakar, para pedir ao Chefe de Estado do país eleições presidenciais antes do fim do seu mandato, a 2 de Abril, depois de o governante as ter adiado.

25/02/2024  Última atualização 09H15
© Fotografia por: DR

As eleições presidenciais no Senegal deveriam decorrer no domingo, mas, a 3 de Fevereiro, o Presidente do país, Macky Sall, ordenou o adiamento do sufrágio, na véspera do início previsto para a campanha eleitoral oficial.

A decisão foi chumbada pelo Conselho Constitucional, e a população continua sem saber quando irá às urnas e se os votos serão depositados antes ou depois de 2 de Abril, quando termina, oficialmente, o mandato de Macky Sall.

A incerteza tem alimentado a tensão e levou um movimento cívico e político a pedir que o escrutínio se realize sem demora. Respondendo ao apelo da coligação opositora F24 e ao colectivo cívico Aar Sunu Election (Protejamos as nossas eleições, em português), centenas de manifestantes concentraram-se na capital com apitos, buzinas e bandeiras do país para pedir eleições, noticiou, ontem, a Lusa.

As revindicações abrangiam ainda a libertação dos opositores Ousmane Sonko e Bassirou Diomaye Faye, e acabaram por se transformar num protesto contra o Governo. Realizada com a autorização das autoridades locais–apesar de a proibição de múltiplos comícios da oposição ter gerado um clima de tensão nos últimos anos, a manifestação decorreu sob o olhar das forças de segurança, à margem, sem intervirem. O Chefe de Estado senegalês reiterou, na quinta-feira, numa muito aguardada conferência de imprensa, que sairá de cena no final do mandato, mas manteve o tabu sobre a data das presidenciais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo