Mundo

Senegal está pronto para as presidenciais

O novo chefe do Governo senegalês, Sidiki Kaba, garantiu, terça-feira, que a logística para as presidenciais de 24 deste mês está pronta, apesar do curto espaço de tempo entre o anúncio da data e a votação.

13/03/2024  Última atualização 09H15
CNE enviou material para as assembleias de voto © Fotografia por: DR
Kaba declarou, ainda, que cada um dos 19 candidatos tem direito à protecção de pelo menos dois agentes da polícia, noticia a AFP. O Senegal atravessou mais de um mês de crise política após o anúncio, em 3 de Fevereiro, pelo Chefe de Estado, Macky Sall, do adiamento das eleições presidenciais, inicialmente previstas para 25 de Fevereiro. Após um período, que contribuiu para alarmar a opinião pública nacional e uma parte da comunidade internacional, a data das eleições foi fixada, na semana passada, para o dia 24 de Março, antes do termo do mandato de Macky Sall, a 2 de Abril.

O Presidente nomeou Sidiki Kaba para a chefia do Governo para permitir que o anterior Primeiro-Ministro e candidato presidencial, Amadou Ba, possa fazer campanha, numa altura em que os candidatos têm apenas duas semanas.

Sidiki Kaba admitiu à imprensa que havia "preocupações" nesse sentido. "Gostaria de tranquilizar os senegaleses que o material eleitoral já está a ser distribuído", disse. A administração eleitoral "disponibilizou o material, para o país e o estrangeiro", realçou, acrescentando que os boletins de voto "já estão prontos". Kaba, ministro do Interior até à semana passada, falava na cerimónia de passagem de testemunho ao seu sucessor à frente do Ministério, Mouhamadou Makhtar Cissé, responsável pelo bom desenrolar da votação.

"O material já foi enviado, há ainda alguns pormenores a resolver, mas não estamos preocupados com isso", declarou o novo ministro do Interior. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo