Mundo

Senegal: Manifestação dispersada à frente do Parlamento

As forças de segurança senegalesas dispersaram, nesta terça-feira, manifestantes com gás lacrimogéneo à frente da Assembleia Nacional, em Dakar, numa altura em que se vaidiscutir um projecto de alteração constitucional para enquadrar legalmente o adiamento das eleições por seis meses.

07/02/2024  Última atualização 10H10
© Fotografia por: DR

A oposição tinha apelado à realização da manifestação e ao bloqueio do acesso ao Parlamento por parte dos deputados, o que foi contrariado pelas forças de segurança, que dispararam duas granadas de gás lacrimogéneo para afastar um grupo de várias dezenas de pessoas que se juntavam no local.

Os manifestantes recusaram às ordens das autoridades e retiraram-se para mais longe, entoando palavras de ordem contra o Chefe de Estado, Macky Sall. O acesso à internet móvel foi cortado segunda-feira em Dakar, no contexto da crise política desencadeada pelo anúncio do adiamento das presidenciais previstas para o dia 25 deste mês, em cumprimento de uma disposição assinada no domingo pelo ministro para a Comunicação, Telecomunicações e Economia Digital do Senegal, Moussa Bocar Thiam.

O ministro "informa o público que devido à difusão de várias mensagens de ódio e subversivas nas redes sociais no contexto de ameaças de perturbação da ordem pública, a internet é suspensa a partir de domingo às 22:00", anunciou Bocar Thiam, através de um comunicado que está a ser divulgado na rede social X. Muitos utilizadores, em Dakar, queixavam-se de não poderem aceder aos dados móveis nos telemóveis.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo