Sociedade

Serviços de Estomatologia de volta ao município de Cangandala

Venâncio Victor|Malanje

Jornalista

Os serviços de Estomatologia do Hospital de Cangandala, em Malanje, voltaram a funcionar, dez anos depois, fazendo com que munícipes deixem de percorrer longas distâncias para tratar cárie dentária ou extrair dentes.

15/03/2024  Última atualização 12H31
Hospital tem capacidade para internar 50 pacientes com váriasserviços de especialidade © Fotografia por: DR
"Com a abertura destes serviços, os pacientes vão deixar de percorrer longas distâncias, o objectivo das autoridades é reforçar a assistência médica e medicamentosa, no âmbito do programa de melhoria da qualidade de vida da população”, disse o administrador municipal de Cangandala.

Dilangue Baião acrescentou que, nos próximos tempos, pretende-reabrir os serviços de Oftalmologia, Imagiologia, Ecografia e Raio X, entre outras especialidades.

O director em exercício do Gabinete Provincial da Saúde, Manuel Monteiro, agradeceu o apoio da Administração Municipal, que permitiu a recuperação dos equipamentos do serviço de Estomatologia, que passa a funcionar com um médico e vários técnicos de medicina dentária.

Segundo Manuel Monteiro, devido a proximidade com a sede provincial, os novos serviços vão beneficiar, também, habitantes da cidade de Malanje.

O director do Hospital Municipal de Cangandala explicou que os serviços de Estomatologia, agora reactivados, funcionaram algum tempo após a inauguração da unidade sanitária.

Kuatchame Gonçalves deu a conhecer que vão ser atendidos, em média diária, cerca de 30 pacientes. 

O hospital, sublinhou, tem capacidade para internar 50 pacientes e presta, também, serviços de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia.

A unidade sanitária conta com uma morgue, com seis gavetas operacionais, estando em falta os serviços de Ortopedia e Oftalmologia. Em média são atendidas mais de 500 pacientes por dia, sendo a malária a doença mais frequente.

Segundo Kuatchame Gonçalves, a unidade sanitária precisa de mais 20 técnicos de saúde, dos quais dez da especialidade de diagnóstico e terapêutica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade