Mundo

Sete cidades moçambicanas vão registar fortes inundações

O Governo moçambicano anunciou, quarta-feira, que sete cidades do país vão registar inundações na sequência da tempestade tropical severa "Filipo" e várias bacias hidrográficas vão ultrapassar o nível de alerta.

14/03/2024  Última atualização 06H00
Fortes inundações, em algumas cidades © Fotografia por: DR
"Prevêem-se ainda inundações urbanas nas cidades de Quelimane, Beira, Vilankulo, Maxixe, Xai-Xai, Maputo e Matola", afirmou o porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze, citado pela Lusa na conferência de imprensa da sessão semanal do Executivo moçambicano.

Filimão Suaze assinalou que 525.405 pessoas serão afectadas pela intempérie, mantendo um número que já tinha sido adiantado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inam).

A tempestade tropical severa "Filipo" vai ainda afectar 870 escolas e 149 unidades de saúde da cidade de Maputo e das províncias de Maputo, Gaza, Inhambane e Sofala, avançou o porta-voz do Governo.

As bacias hidrográficas dos rios Licungo, na província de Sofala, Centro do país, e de Messalo, Montepuez e Megaruma, na província de Cabo Delgado, Norte, poderão registar oscilação ligeira de nível hidrométrico, com tendência a subir e acima do nível de alerta, declarou Filimão Suaze.

"As restantes bacias hidrográficas poderão registar oscilação e o seu nível de tendência vai baixar", acrescentou.

Filimão Suaze adiantou que as bacias hidrográficas dos rios Búzi, Púngue e Licungu, na província de Sofala, do rio Save, na província de Inhambane, e Limpopo, Incomáti e Umbelúzi, na província de Maputo, "poderão registar incremento no escoamento, registando cheias de risco moderado a alto".

Um total de 98.756 pessoas estão sem energia eléctrica desde a manhã de ontem em Moçambique, devido à tempestade tropical severa "Filipo" que afecta o país, anunciou a Empresa de Electricidade de Moçambique (EDM).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo