Desporto

Setenta atletas disputam o campeonato de Xadrez

Setenta atletas de ambos os sexos, com idades entre os oito e 12 anos, participam, desde quinta-feira, no Campeonato Nacional de Xadrez nas classes infanto-juvenil, que decorre no município do Soyo, província do Zaire.

06/04/2024  Última atualização 15H30
Campeonato Nacional de Xadrez nas classes infanto-juvenil © Fotografia por: Arquivo
Trata-se de jogadores de diversas equipas de Luanda, Cuanza-Sul, Uíge, Benguela, Malanje e Zaire, que durante seis dias vão disputar o torneio a ser jogado nos sistemas Suíço e todos contra todos, a nove jornadas, sendo duas jornadas por dia, noticia a Angop.

Luanda, com cinco equipas, é a região com maior representatividade neste campeonato, cujos vencedores deverão representar Angola no campeonato africano da modalidade, nas referidas classes, a realizar-se na África do Sul, em Julho deste ano.

A província do Zaire está representada por duas equipas das escolas do município do Soyo, compostas por nove atletas de ambos os sexos.

O torneio decorre sob a tutela da Federação Angolana de Xadrez e serve, também, de divulgação e incentivo à prática da modalidade nas referidas camadas infantis.

A província do Zaire está desprovida de uma associação de xadrez, havendo apenas um núcleo, sediado no Soyo, que em duas ocasiões representou a região nos campeonatos nacionais da classe infantil, tendo já alcançado o terceiro lugar em uma destas participações.

Os jogos estão a ser ajuizados por três árbitros, dos quais um de categoria internacional, Abílio Ribeiro. O referido campeonato foi aberto pelo governador provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, que, na ocasião, incentivou a prática do desporto "ciência” na região e manifestou o apoio institucional para o efeito.

Testemunhou a cerimónia, o vice-presidente da Federação Angolana de Xadrez para a Área Técnica, António Assis.

O vice-presidente da Federação Angolana de Xadrez para a Área Técnica, António Assis, manifestou o interesse do órgão em expandir a modalidade no Zaire, nos próximos tempos, com foco para os municípios de Mbanza Kongo e Tomboco.

Explicou que se pretende, com a aposta, tornar o xadrez numa prática cultural entre as famílias na província do Zaire. A intenção é aproveitar as valências que esta modalidade agrega a todos aqueles que a praticam, fundamentalmente, as crianças.

Informou que já existem  13 pólos de desenvolvimento do xadrez em igual número de províncias.

PMV/JL 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto