Mundo

Síria precisa de apoio para crise humanitária

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, alertou para a necessidade urgente de uma solução política negociada na Síria, a fim de se ultrapassar “a terrível situação humanitária que assola o país”, numa altura em que se assinala, este mês, o 13.º aniversário do conflito no país.

13/03/2024  Última atualização 07H40
Situação humanitária, Síria © Fotografia por: DR
De acordo com as estimativas da ONU divulgada no último domingo, 16,7 milhões de pessoas, o equivalente a 70 por cento da população total, vão precisar de assistência humanitária durante o ano e cerca de metade da população, de um período anterior à guerra, continua deslocada dentro ou fora da Síria.

Para agravar a crise, uma série de sismos atingiu o Norte do país em Fevereiro do ano passado, causando cerca de 5.900 mortos. As infra-estruturas ficaram fortemente danificadas, agravando a vulnerabilidade de milhões de pessoas que já lutam para satisfazer as necessidades básicas.

Comunidades inteiras estão a lutar para sobreviver, enquanto o financiamento humanitário caiu para o nível mais baixo de sempre. Em 2023, apenas foram recebidos 2,02 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros), ou 37,4% dos 5,41 mil milhões de dólares (4,9 mil milhões de euros) necessários para os esforços humanitários liderados pelas Nações Unidas.

António Guterres pediu, no sábado, a todas as partes interessadas a "fazer tudo o que for necessário para alcançar uma solução política genuína e credível".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo