Mundo

Sudão do Sul: ONU dá formação aos agentes eleitorais

A Missão das Nações Unidas no país e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento realizaram, na sexta-feira, um workshop interactivo na capital Juba, dirigida aos funcionários eleitorais. O Sudão do Sul caminha para as suas primeiras eleições no final deste ano.

12/02/2024  Última atualização 11H42
© Fotografia por: DR

" Apesar da magnitude da tarefa que temos pela frente, o Presidente da Comissão Eleitoral do Sudão do Sul acredita que podem ser realizadas eleições livres, justas e credíveis”, afirmou Abdenego Akol Chol, representante das Nações Unidas.

 "Eleições bem-sucedidas virão quando estivermos melhor preparados com a educação cívica e política, em primeiro lugar, e depois com o recenseamento eleitoral. Se concluirmos estas duas questões antes de Junho, seremos salvos, teremos eleições bem-sucedidas”, adiantou.

A Comissão Nacional de Eleições, juntamente com outras agências estatais, nomeadamente o Conselho dos Partidos Políticos, a Comissão Nacional de Revisão Constitucional, as forças de segurança, o Ministério da Justiça e o poder judicial, o Ministério das Finanças – o governo em geral – assumem o desafio de organizar um evento nacional.

O Sudão do Sul tornou-se independente em 2011. Depois de um acordo de paz em 2018 ter posto fim a uma guerra civil, as eleições foram repetidamente adiadas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo