Mundo

Sudão: PAM apela à abertura da ajuda alimentar a civis

O Programa Alimentar Mundial (PAM) solicitou segunda-feira ao Exército sudanês e às Forças de Apoio Rápido (RSF) que permitam a entrega de ajuda urgente a cinco milhões de sudaneses, que enfrentam uma situação de emergência devido à fome.

06/02/2024  Última atualização 09H20
© Fotografia por: DR

Há cerca de uma centena de camiões da agência das Nações Unidas bloqueados. E, nove meses após a eclosão da guerra civil no país, em Abril do ano passado, há agora mais de 18 milhões de pessoas a enfrentar uma crise de fome - o terceiro nível mais elevado de emergência - no país. Destas, cinco milhões necessitam de abastecimento alimentar urgente na capital, Cartum, bem como nas regiões de Darfur e Kordofan. 

A guerra fez com que o número de pessoas necessitadas de alimentos no país mais do que duplicasse desde o início das hostilidades, pelo que o Programa Alimentar Mundial apela urgentemente às partes em conflito no Sudão para que forneçam garantias imediatas para a entrega segura e sem entraves da assistência humanitária, especialmente através das frentes de conflito, que afectam os civis e provocam milhões de deslocados internos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo