Sociedade

Sumbe acolheu encontro de estudantes universitários

Selma Queiróz | Sumbe

Jornalista

O primeiro encontro nacional de estudantes universitários das escolas do ensino superior pedagógicas e dos Institutos de Ciências da Educação (ISCED), para a educação como factor de desenvolvimento socioeconómico do país realizou-se, de 29 de Fevereiro a 2 deste mês, na cidade do Sumbe, província do Cuanza-Sul.

04/03/2024  Última atualização 09H44
Província do Cuanza-Sul. © Fotografia por: Edições Novembro

A reunião, que foi promovida pela Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED) e pela Escola Superior Pedagógica do Cuando-Cubango, teve como objectivo reunir os discentes universitários para a troca de experiências, para além de reflectir sobre o estado da Educação e como a mesma pode impulsionar o desenvolvimento socioeconómico do país.

Durante os três dias de debates, os estudantes abordaram os temas sobre a dimensão do associativismo estudantil, o professor e os seus desafios actuais no processo de ensino e aprendizagem, a educação como factor de desenvolvimento no país no contexto da independência entre outros.

O presidente da Associação dos Estudantes do ISCED, Felipe José Diogo, defendeu que o sector da Educação é determinante a formação do homem que busca sempre soluções para mitigar os problemas de um país com objectivo de se atingir o desenvolvimento.

Felipe José Diogo disse que o encontro serviu para debater temas ligados ao sector da Educação e outras áreas do saber, bem como o intercâmbio entres os estudantes e apresentar as potencialidades turísticas da província aos visitantes.

"Conseguimos reunir os estudantes universitários das escolas pedagógicas e dos Institutos de Ciências de Educação, reflectindo sobre o estado da Educação no país que deve ser visto como factor de desenvolvimento sócio-económico de Angola”, disse.

O presidente do ISCED, Augusto Fazenda, considerou que, actualmente, a sociedade exige mais do profissional, o que resulta numa corrida pela formação, onde a Educação assume uma função importante, por ser o principal veículo para o alcance do prestígio social.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade