Sociedade

Suspeita de violação leva diácono à cadeia

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

Um diácono da “Comunidade Missionária Resgatando Vidas” (CMRV) foi detido, terça-feia, na cidade de Saurimo, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), supostamente por ter violado uma menor de 15 anos, durante uma vigília, no bairro Camitundo, arredores da capital da Lunda-Sul.

07/03/2024  Última atualização 09H49
A detenção foi feita por efectivos do SIC e da Polícia Nacional © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
O porta-voz do SIC na Lunda-Sul, António Sacuaia, disse, ontem, à imprensa, durante o balanço semanal, que a denúncia foi feita por alguns fiéis e vizinhos, depois de várias explicações da tia da vítima.  

O diácono, esclareceu o porta-voz, foi visto a cometer o crime por uma das primas da menor.

"A vítima contou que, habitualmente, o diácono tocava nas partes íntimas e pedia sigilo até consumar a acção criminosa", disse, acrescentado que a violação ocorreu na madrugada do passado dia 27.

O processo, garantiu, segue os trâmites administrativos, depois de ser presente ao Juiz de Garantias.

Segundo o porta-voz do SIC, no passado dia 29, no Bairro Luavur, uma outra menor de 14 anos foi, supostamente, violada por um adulto de 24, quando se encontrava sozinha em casa.

António Sacuaia garantiu que o cidadão está detido e é vizinho e amigo do pai da vítima.

No quadro do boletim das ocorrências, durante a semana finda, registou-se, também, o enforcamento de uma idosa, acusada de feitiçaria por familiares.  

A directora provincial do Instituto Nacional da Criança (INAC), Jaqueline Chicapa, apelou aos pais e encarregados de educação para redobrarem a vigilância e a segurança dos menores de idade.

O INAC, disse a responsável, desde o mês de Janeiro, registou quatro casos de abusos sexuais contra menores. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade