Economia

TAAG assina acordo para a gestão e manutenção de motores

A TAAG (Linhas Aéreas de Angola) e a empresa RTX Pratt & Whitney Canada assinaram um acordo de manutenção de motores com validade de seis anos, de acordo com um comunicado da companhia nacional enviado, ontem, à imprensa.

03/05/2024  Última atualização 11H55
Os motores alimentam 90% das aeronaves turboélices © Fotografia por: DR

Segundo o documento, o contrato compreende 13 motores PW150A e um motor sobressalente mantido em inventário. O referido acordo consiste num Programa de Gestão de Frotas (FMP™), que permite a Pratt & Whitney personalizar a sua oferta para atender às necessidades operacionais específicas da companhia aérea  angolana.

O presidente da Comissão Executiva da TAAG, Nelson de Oliveira, mencionado no comunicado, demonstrou a sua aprovação em relação ao programa FMP da Pratt & Whitney Canada para a TAAG, ressaltando  a  confiança na experiência comprovada do fabricante/OEM do motor em garantir a máxima eficiência e produtividade dos motores PW150A da companhia aérea angolana.

A nota refere igualmente que a aeronave Dash 8-400, equipada com o motor PW150A, adequa-se perfeitamente às necessidades, tendo capacidade de cerca de 75 passageiros, elevada eficiência de combustível e confiabilidade geral.

Por seu turno, Irene Makris, vice-presidente de Vendas e Marketing da Pratt & Whitney Canada, afirmou ser a TAAG uma companhia aérea que desempenha um papel-chave a nível nacional e internacional, servindo Angola e não só.

No seu entender, "as companhias aéreas que fornecem conectividade regional, como a TAAG, desempenham um papel vital ao facilitar a mobilidade de passageiros para os grandes centros urbanos e destinos internacionais”.

O pacote FMP adquirido pela TAAG inclui a tecnologia de análise de combustível da Pratt & Whitney, a solução de diagnóstico e prognóstico FAST™ que regista, analisa e envia, de forma wireless, toda a inteligência de dados de voo, imediatamente após se desligar o motor.

Os motores PW100/PW150 alimentam 90% das aeronaves turboélices de alcance regional de 30 a 90 passageiros, operando na actualidade. Os motores turboélice consomem entre 25 a 40% menos combustível e produzem 50% menos emissões de CO2 do que os jatos regionais de tamanho semelhante.

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