Mundo

Tanzânia: Ali Hassan Mwinyi morre aos 98 anos

O antigo Presidente da Tanzânia Ali Hassan Mwinyi, que reformou e introduziu a democracia multipartidária neste país da África Oriental, faleceu, sexta-feira, aos 98 anos, anunciou a Presidência.

02/03/2024  Última atualização 10H15
© Fotografia por: DR

"É com tristeza que anuncio a sua morte”, declarou a Presidente Samia Suluhu Hassan, acrescentando que o antigo Chefe de Estado estava a ser tratado de um cancro do pulmão.

Mwinyi tinha sido hospitalizado em Londres em Novembro de 2023, antes de regressar a Dar es Salaam para prosseguir o tratamento, acrescentou a Presidente tanzaniana. O país vai observar sete dias de luto, com as bandeiras nacionais a serem colocadas a meia haste.

Escolhido pelo herói da independência, Julius Nyerere, para lhe suceder em 1985, Mwinyi, considerado um líder tímido quando chegou ao poder, herdou um país a braços com uma crise económica, após anos de experiências socialistas fracassadas. Durante 24 anos, Nyerere lançou o país num projecto socialista chamado "Ujamaa” (irmandade em suaíli).

À medida que os tanzanianos lutavam para ganhar a vida e as exigências de reforma se tornavam mais prementes, Mwinyi decidiu romper com esta política e liberalizar a economia. Em particular, abriu o país às importações e levantou as restrições à criação de empresas privadas, o que lhe valeu a alcunha de "Mzee Rukhsa” (Senhor Permissão em suaíli).

Nas suas memórias, publicadas em 2020, explicou que a política de "Ujamaa" tinha privado os pequenos comerciantes de rendimentos. Nascido a 8 de Maio de 1925 na antiga colónia britânica conhecida como Tanganica, Mwinyi mudou-se para Zanzibar para estudar o Islão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo