Mundo

Tchad disposto a colaborar na força internacional

As autoridades de transição do Tchad mostraram, segunda-feira, disponibilidade para se juntarem à força internacional liderada pelo Quénia, que será em breve enviada para o Haiti, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros tchadiano, citado pela Lusa.

19/03/2024  Última atualização 10H18
Ministro Mahamat Annadif © Fotografia por: DR

Uma crise humanitária e de segurança, resultado de uma vaga de violência, assola a capital do Haiti, Port-au-Prince, há meses.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Tchad, Mahamat Saleh Annadif, declarou que as autoridades do país foram contactadas pelo Governo queniano, tendo manifestado disponibilidade para enviar elementos da Polícia para o Haiti.

Em declarações ao portal de notícias tchadiano Alwihda, Annadif sublinhou que "o número (de polícias a destacar) e as modalidades do destacamento serão definidos mais tarde”, sem dar mais pormenores sobre as conversações com o Quénia.

O Presidente do Quénia, William Ruto, prometeu aos Estados Unidos, na semana passada, que Nairóbi liderará a Missão Multinacional de Apoio à Segurança no Haiti assim que as autoridades de transição forem estabelecidas naquele país, após a renúncia do Primeiro-Ministro, Ariel Henry.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou o envio de uma força internacional de segurança para o Haiti, numa decisão solicitada pelo próprio Governo haitiano, numa tentativa de travar a violência no país.

O Governo do Haiti prolongou, ontem, por mais três dias, o recolher obrigatório, para restabelecer a ordem e recuperar o controlo da situação no departamento Oeste, incluindo na capital, Port-au-Prince.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo