Cultura

Té Macedo actua está noite em Marrocos

A cantora lírica Té Macedo é uma das intervenientes do concerto de encerramento da 19ª edição do Festival Internacional de Nómadas, que se realiza, hoje, em M’hamid el Ghizlane, em Marrocos. O certame decorre desde quinta-feira e junta vários artistas marroquinos e estrangeiros.

16/03/2024  Última atualização 13H02
Cantora lírica promete elevar o nome de Angola no evento © Fotografia por: DR
Os anfitriões Bnat El Ghiwane e M`Hamid Band e Asmaa Hamzaoui et Bnat Timbouktou, assim como Té Macedo destacam-se entre os artistas escolhidos para o último concerto.

"Para elevar o nome de Angola, até poeira do deserto comemos se preciso for”, escreveu Té Macedo, na sua conta do Facebook, para garantir que pretende se apresentar ao mais alto nível. O concerto de hoje tem como lema "Memo Sapor ilumina a noite sufi do Festival Internacional dos Nómadas 2024”.

Té Macedo é a primeira cantora lírica angolana, especialista em marimba e autora do primeiro projecto de música clássica angolana. Nasceu no dia 5 de Junho na cidade de Luanda, em 1970. Formou-se em Música na cidade de Lisboa, Portugal, tendo ainda estudado dança. Teve como professoras, entre outras, Ana Clara Marques e Yanina Raimondovna. Actualmente reside na capital portuguesa, onde é considerada uma das melhores cantoras líricas do mercado.

Em 2005, foi agraciada pelo Prémio Nacional de Cultura e Artes. É  autora do primeiro projecto angolano lírico de fusão. Té Macedo pegou em temas do cancioneiro nacional e deu-lhes uma roupagem erudita, casando a orquestra sinfónica com instrumentos tradicionais e vocalmente imprimindo-lhe uma forte componente lírica.

A abertura do festival aconteceu, na quinta-feira, numa cerimónia realizada no coração do deserto, oferecendo um espectáculo inesquecível. A primeira atracção foi a russa Tatyana Kobezhikova, que encantou o público com seus vocais disfónicos, enquanto as bandas Rokba M’hamid El Ghizlane e Ahidous Assif N’Drâa transportaram os frequentadores do festival para o vibrante universo da música tradicional e ritmos do sul marroquino.

A noite começou com uma sufi marcada pela espiritualidade. Dervish Spirit, Memo Sapor, Mohssen Zeggaf e Anna Graham, entre outros artistas renomados, ofereceram uma performance encantadora de dança e música, convidando o público para uma jornada inovadora no coração da tradição sufi.

O Festival Internacional dos Nómadas 2024 decorre sob a denominação "Uma Odisseia Cultural no Deserto Marroquino”. De acordo com a organização em M'hamid El Ghizlane, Marrocos, o local da realização tem estado a vibrar ao ritmo da 19ª edição do evento. O Festival Internacional dos Nómadas é um convite à descoberta e partilha. Aberto a todos, oferece uma programação acessível e variada, permitindo que os frequentadores do festival mergulhem na cultura nómada e vivenciem experiências inesquecíveis.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura