Regiões

Técnicos de Saúde capacitados sobre vigilância epidemiológica da malária

Um total de 22 técnicos de saúde do programa provincial de combate à malária no Cuando Cubango participa, a partir desta quarta-feira, numa acção formativa sobre vigilância epidemiológica, monitorização e prevenção de doenças.

21/02/2024  Última atualização 14H30
© Fotografia por: Lourenço Bule/Menongue
A acção formativa, que decorrerá durante três dias, está a ser promovida pelo Programa Nacional de Controlo de Malária (PNCM), com o apoio técnico da organização mundial de saúde Clinton Health Access Initiative (CHAI), para a melhoria do processo de colecta de dados e a utilização adequada para facilitar a posterior tomada de decisão engloba, igualmente, o sistema DHIS2 que permite a identificação de casos de doenças nas unidades sanitárias.

Segundo o director do Gabinete Provincial da Saúde no Cuando Cubango, João Chihinga, que discursava na abertura do certame, o objectivo da iniciativa é capacitar os técnicos do programa da malária com técnicas avançadas de vigilância epidemiológica.

Por outro lado, referiu que a malária afecta desproporcionalmente as mulheres grávidas e as crianças com menos de cincos anos, daí a necessidade de dotar os profissionais de saúde com o conhecimento e ferramentas necessárias para o tratamento e interpretação adequada e atempada da informação sobre a doença a nível provincial e municipal.

Acrescentou, ainda, que o foco do Programa Nacional de Controlo de Malária (PNCM) passa por vários campos para reduzir a morbilidade e mortalidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões