Mundo

Teerão acusa Telavive de sabotar gasodutos

O ministro dos Petróleos iraniano, Javad Owji, acusou Israel da autoria de um ataque contra a rede de distribuição de gás natural de Teerão que causou várias explosões na semana passada.

23/02/2024  Última atualização 11H50
© Fotografia por: DR

A "explosão do gasoduto foi uma conspiração israelita", disse Owji, citado pela agência de notícias estatal iraniana IRNA. "O inimigo pretendia perturbar o serviço de gás nas províncias e colocar em risco a distribuição de gás das pessoas", acrescentou o ministro, notando que "a acção maligna e a conspiração do inimigo foram devidamente geridas”.

Horas após o ataque, a 14 de Fevereiro, a IRNA referiu que os incêndios em dois gasodutos estavam circunscritos e o processo de reparação em curso.

Israel não fez, até ao momento, qualquer comentário sobre este ataque. Duas explosões danificaram neste dia a rede distribuição de gás no Irão, disseram as autoridades, que denunciaram um acto "de sabotagem e de terrorismo".

As explosões não provocaram vítimas, mas causaram perturbações no fornecimento de gás em pelo menos três províncias do país e danificaram os gasodutos perto das cidades de Borujen (Sudoeste) et Safashahr (sul).

O Irão tem acusado por diversas vezes agentes de Israel, inimigo declarado da República islâmica, de promoverem acções de sabotagem contra as infra-estruturas do país, em particular as nucleares.

Diversos actos de sabotagem, também, foram reivindicados por grupos separatistas nas regiões fronteiriças do Oeste e Sul do Irão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo