Cultura

Tenor Emanuel Mendes é destaque em concerto

Analtino Santos

Jornalista

Emanuel Mendes é o artista em destaque no concerto “Liricamente Mona`Ubhata” que a Companhia Nacional de Ópera de Angola (CNÓPERA), apresenta amanhã, a partir das 19h00, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, Luanda. O evento contará com a participação especial da soprano Melvi Lumbungululo e Tomás Baltazar.

08/03/2024  Última atualização 14H05
O cantor tem uma carreira sustentada por concertos e apresentações de óperas pelo mundo © Fotografia por: DR
O concerto tem três blocos e abre com " Lamento após-massacre”numa sequência onde encontramos "Pala Ku nu Abesa o Muxima” de Carlos Lamartine.  No programa disponibilizado o tenor Tomás Baltazar, é o primeiro convidado a partilhar o palco com Emanuel Mendes. A soprano Melvi Lumbungululo actua no terceiro bloco.

No programa encontram-se canções como "Hadia ku Vutuka”, "Nguxi”, "Velha Chica”, "Ilia” e "Ressurreição” temas conhecidos nas vozes de Mito Gaspar, Belita Palma, Waldemar Bastos, Bonga e Elias dya Kimuezo que ganharam novos arranjos. De acordo a ficha técnica, está constituída por Emanuel Mendes (orquestração), Max de Jesus (guitarra e direcção artística), Fineza André e Raimundo (violinos) Gonçalves (viola), Gabriel (cello), Rufino (contrabaixo), Pedro Baltazar (percussão).

O projecto "Liricamente Mona´Ubhata” é um concerto itinerante referente às celebrações dos 25 anos de carreira artística do internacional tenor angolano Emanuel Mendes, e também, no âmbito das comemorações do 10º aniversário da CNÓPERA, propondo apresentar a visão erudita da música angolana com inusitadas performances, inserindo novos elementos estéticos. Esta edição, segundo a organização, visa preparar, também, os 50 anos da Dipanda.

Emanuel Mendes, cantor, compositor, trovador, professor e director artístico é especialista em canto lírico, licenciado pela Universidade das Artes de Cuba- Havana, com diploma de ouro e mestrando em performance e direcção na UA- Universidade de Aveiro ( Portugal). É fundador e director da Companhia Nacional de Ópera de Angola (CNÓPERA) e coordenador da área de Música do Atelier D'Artes Lucengomono.

Em 2016, tornou-se solista na ópera de Oldenburg - Alemanha; foi director-geral adjunto para a área Científica e pós-graduação da actual Faculdade de Artes da Universidade de Luanda, onde lecciona até aos dias actuais; pertenceu aos grupos " Bantu Voices” e " Os Líricos”.

 

Projecção a nível nacional

A nível interno tem actuado em vários projectos culturais, destaque para concursos como: Estrelas ao Palco, Variante e Prémio Cidade de Luanda em 2004, Gala à Sexta-Feira, em 2005, Festival da Canção de Luanda, 2006. Interveio artisticamente acompanhado pela CNÓPERA na cerimónia fúnebre do ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. Foi um dos artistas convidados para intervir no acto central do 17 de Setembro, dia do Fundador da Nação, realizado na província do Bié.

Possui uma carreira internacional sustentada por vários concertos e apresentações de óperas, três prémios internacionais na esfera do canto lírico pela Europa e América Latina. Tem cinco prémios em concursos de música popular, nomeadamente: Musicalia em 2008 (Cuba), XIV Festival de Canto Lírico Ciiudade de Trujillo (Peru) em 2010 (onde foi o único africano a participar), XLIX Festival de Canto Francesco Viñas de 2012 em Barcelona e Belvedere Singing Competition, em Amsterdam, 2015. O tenor Emanuel Mendes foi o músico convidado para cantar na IV Gala Honoris Sportingo - 2017 no Coliseu dos Recreios em Lisboa.

A abertura das actividades da CNÓPERA para este ano aconteceu a 3 de Fevereiro na Liga Angolana de Amizade e Solidariedade com os Povos (LAASP), com a realização da segunda edição do projecto "Noite Lírica”, com o concerto " Njango de Ópera”( um canto aos heróis). Este projecto teve estreia a 4 de Fevereiro de 2023 no Memorial Dr. António Agostinho Neto, depois foi exibido no Palácio de Ferro e outros espaços.

A Companhia Nacional de Ópera de Angola foi fundada a 22 de Agosto de 2015, e é uma organização artístico-cultural, que actua na promoção da performance do canto lírico. A CNÓPERA estreou-se no dia 25 de Setembro de 2015, com a apresentação da obra sinfónica do tenor e compositor Emanuel Mendes,  intitulada "Renúncia Impossível”, do poemário do Dr. António Agostinho Neto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura