Política

Téte António e Huang Xia analisam situação dos Grandes Lagos

A actual situação de paz, segurança e as dinâmicas dos conflitos em África mereceram, segunda-feira, em Luanda, uma análise profunda, durante o encontro que o ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve com o enviado especial das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia.

06/02/2024  Última atualização 06H44
Conflitos em África merecem atenção de Angola e da ONU © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro

Téte António, em conferência de imprensa após o encontro à porta-fechada, disse que Huang Xia está em Luanda por orientação do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, com o objectivo de, em conjunto, passarem em revista e de forma profunda a situação na Região dos Grandes Lagos.

De acordo com o chefe da diplomacia angolana, a reunião procurou caminhos viáveis, capazes de resolver a paz e a segurança na Região dos Grandes Lagos, principalmente no Leste da República Democrática do Congo (RDC), bem como das acções humanitárias a serem desenvolvidas.

O enviado especial das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, frisou Téte António, tem se deslocado a Luanda por considerar que Angola tem responsabilidades acrescidas para a pacificação da região e para a garantia de estabilidade regional.

Angola, enquanto presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, liderado pelo Chefe de Estado, João Lourenço, como Campeão da Paz e Reconciliação em África, referiu o ministro das Relações Exteriores, tem o dever de complementar, assegurar e informar sobre a evolução da paz, segurança e das dinâmicas dos conflitos no continente.

Téte António referiu que, no encontro, além de analisarem as questões da actual situação na Região dos Grandes Lagos, também mereceu tratamento a tensão entre o Sudão e a República Centro-Africana e de outras dinâmicas internacionais.

Antes de ser recebido pelo Presidente João Lourenço, o enviado especial das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia, referiu, na audiência com o ministro angolano, que a actual situação de paz, segurança e os conflitos regionais precisam de uma resposta conjunta, adaptada e capaz de trazer soluções pacíficas.

"Depois de ouvir atentamente o ministro Téte António, consegui perceber melhor sobre as dinâmicas que Angola tem feito em prol da pacificação da região, promovendo a cultura de paz entre os diferentes povos e nações”, frisou Huang Xia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política