Mundo

Timor e União Europeia ampliam os laços políticos e económicos

Timor-Leste e a União Europeia discutiram, ontem, a cooperação focada no desenvolvimento (2021-2027), as oportunidades de investimento proporcionadas pelo Global Gateway e o reforço dos laços comerciais através da preparação conjunta da adesão de Timor ao Acordo de Parceria Económica (APE).

16/02/2024  Última atualização 16H25
Xanan Gusmão disse que das metas constam ainda os desafios das alterações climáticas © Fotografia por: DR

As autoridades timorenses salientam, em comunicado, que as duas partes analisaram, também, os desafios das alterações climáticas e "reafirmaram o compromisso de promover uma liderança ambiciosa em matéria do clima". A iniciativa corresponde ao primeiro diálogo de parceria, após a assinatura, em Novembro, do acordo de Samoa, que substitui o acordo de Cotonu.

Segundo o comunicado, citado pela Lusa, o diálogo foi uma "oportunidade importante" para as partes discutirem diversas questões. 

"Timor-Leste e a UE reiteraram o seu compromisso de reforçar a sua parceria a nível multilateral, nomeadamente à luz da próxima Cimeira das Nações Unidas sobre o Futuro e da Quarta Conferência Internacional sobre Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID)", que se realiza em Maio, refere a nota.

A União Europeia assinou em Novembro um novo Acordo de Parceria com os Estados de África, das Caraíbas e Pacífico, que vai servir de quadro jurídico para os próximos 20 anos. O acordo de Samoa sucede ao de Cotonu e abrange como domínios prioritários os direitos humanos, democracia e governação, paz e segurança, desenvolvimento humano e social, crescimento económico, sustentabilidade ambiental, alterações climáticas, migração e mobilidade.

Parceria com o Vaticano na área social

O Governo timorense formalizou, ontem, com a Igreja Católica o apoio anual de 15 milhões de dólares, no âmbito do acordo-quadro assinado entre Timor-Leste e o Vaticano para o período entre 2022 e 2027.

O acordo de subvenção de 13,9 milhões de euros, segundo a Lusa, foi assinado pelo vice-Primeiro-Ministro e ministro coordenador dos Assuntos de Desenvolvimento Rural, Mariano Sabino, e a Conferência Episcopal de Timor-Leste, representada pelo cardeal Virgílio do Carmo da Silva, no Palácio do Governo, em Díli.

A subvenção anual visa financiar as actividades da Igreja no país, nomeadamente nos sectores da Educação, serviços sociais e gestão eclesial.  O  vice-Primeiro-Ministro salientou que as actividades realizadas pela Igreja no país, quer de carácter educativo, como social, contribuem para o desenvolvimento de Timor-Leste. "É por isso que damos total apoio aos serviços realizados pela Igreja Católica",  disse  Mariano Sabino.

o  representante  da Conferência afirmou que a subvenção vai ser distribuída pelas dioceses de Díli, Baucau e Maliana para reforçar as actividades educativas, sociais e a gestão eclesial. Timor-Leste e o Vaticano assinaram a concordata, que reconhece a personalidade jurídica da Igreja Católica e das suas instituições no país, em 2015, mas apenas entrou em vigor em Março de 2016.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo