Mundo

Timor-Leste formaliza acto de adesão à OMC

O Presidente timorense viajou, domingo, para Abu Dhabi para participar na conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), que vai marcar a adesão de Timor-Leste àquela organização.

26/02/2024  Última atualização 12H54
José Ramos Horte é o actual presidente do Timor Leste © Fotografia por: DR

"A adesão de Timor-Leste à OMC marca um passo importante no sentido da liberalização do comércio, da integração na economia global e da facilitação do acesso aos mercados internacionais", salientou Ramos-Horta.

"Acreditamos firmemente que a nossa adesão impulsionará as reformas económicas”, afirmou o Chefe de Estado timorense, citado pela Lusa num comunicado divulgado pela Presidência timorense.

José Ramos-Horta lidera a delegação de Timor-Leste que vai formalizar o Tratado de adesão à OMC, depois de a organização ter anunciado em Janeiro a sua aprovação por consenso, após a conclusão da sétima reunião do Grupo de Trabalho. Timor-Leste formalizou o seu pedido de adesão à OMC em 2016 e a primeira reunião do Grupo de Trabalho realizou-se em outubro de 2020.

Segundo o comunicado, na conferência ministerial da OMC, o Presidente timorense vai "enfatizar o compromisso de Timor-Leste em utilizar a adesão para melhorar as infraestruturas, o capital humano e a capacidade administrativa para acelerar o crescimento económico e a diversificação” da economia.

"A adesão de Timor-Leste à OMC marca um passo importante no sentido da liberalização do comércio, da integração na economia global e da facilitação do acesso aos mercados internacionais”, salienta a Presidência timorense.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo