Sociedade

TPA vai passar a emitir noticiários regionais

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

A Televisão Pública de Angola (TPA) vai começar a emitir, a partir do próximo mês de Abril, jornais noticiosos de carácter regional, para garantir a transmissão dos acontecimentos das províncias de maneira mais abrangente.

14/03/2024  Última atualização 10H42
Modernização da estação televisiva vai garantir maior qualidade e expansão do sinal © Fotografia por: Alberto Pedro | Edições Novembro
A informação foi avançada pelo presidente do Conselho de Administração da TPA, Francisco Mendes, durante o II Conselho Consultivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), que decorreu, no Huambo, entre sexta-feira e sábado, sob o lema "Conectar e Comunicar para a Cidadania”.

Francisco Mendes fez saber que no arranque do projecto dar-se-á prioridade às províncias do Huambo, Bié e Cuando Cubango, devendo-se, depois, serem constituídas outras regiões, como as de Luanda, Bengo, Cuanza-Norte, Malanje e Uíge. A parte Norte do país, explicou, vai ser constituída pela região de Cabinda e Zaire, o Leste vai enquadrar as províncias das Lundas e Moxico, o Cuanza- Sul vai juntar-se a Benguela e, na zona Sul, o Cunene, Namibe e Huíla vão formar outra área de jornal regional da TPA.

O PCA da Televisão Pública de Angola acrescentou que muitos conteúdos a serem produzidos pelos jornais regionais não serão emitidos em cadeia nacional. "A programação dos jornais regionais vai permitir que os acontecimentos das províncias sejam veiculados de forma abrangente”.

O presidente do Conselho Administrativo da TPA afirmou que o programa de reestruturação e modernização da Televisão Pública de Angola, iniciado em 2019, vai ser concluído em 2025, e prevê a modernização organizacional, desenvolvimento do capital humano, da área comercial e marketing, produção e gestão de conteúdos, melhoria das infra-estruturas e desenvolvimento tecnológico.

Segundo Francisco Mendes, a reestruturação e o ajustamento na grelha de programação visa oferecer conteúdos de maior qualidade aos telespectadores, principalmente no capítulo de entretenimento.

O PCA da TPA deu a conhecer que o canal 2 da TPA vai ser transformado em desportivo, com capacidade de transmitir centenas de jogos de várias competições africanas e não só.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade