Sociedade

Transportes interprovinciais aumentam o número de viagens

Carla Bumba

Jornalista

A Huambo Expresso aumentou as viagens para várias províncias devido ao número crescente de passageiros, tendo em conta o feriado prolongado.

13/02/2024  Última atualização 09H37
vários passageiros aproveitaram o fim-de-semana prolongado para visitar outras províncias © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro

Quem o diz é o gerente de operações da empresa de transporte interprovincial, Francisco da Silva, acrescentando que as províncias com mais passageiros são as de Benguela e do Huambo.

"Benguela ficou com 14 serviços por dia e Huambo com dez", disse, explicando, por outro lado, que o aumento foi substancial.

Domingas Saldanha, passageira com destino ao Lubango, em companhia de uma amiga, disse à reportagem do Jornal de Angola que estava em casa quendo, de repente, decidiram ir passar o final de semana prolongado na província da Huíla. "Estou satisfeita com o atendimento. É célere”


Angoreal regista pouca afluência

A transportadora Angoreal registou, sábado e domingo, pouca afluência de passageiros. "Já tivemos bons tempos, mas, ultimamente, contam-se os passageiros que recebemos diariamente”, disse uma trabalhadora, que não quis se identificar.

A equipa de reportagem do Jornal de Angola passou, também, pela Mácon, empresa de transporte rodoviário interprovincial, onde registou a presença de grande número de passageiros, que pretendiam viajar para outros pontos do país.

Na maior parte das operadoras do serviço de transporte interprovincial eram procurados mais bilhetes de passagem para as províncias de Benguela, Namibe, Huíla, Huambo e Cuando Cubango.

A Mácon foi apontada como a empresa de transporte rodoviário interprovincial com mais pontualidade, conforto e segurança. Erica Ananás contou que chegou às 9h30 na referida transportadora e em poucos minutos tinha tudo pronto para viajar para o Namibe, onde, refere, gosta de estar por ser sua terra natal e lhe transmitir muita paz. "Não é a primeira vez que viajo para passar os fins-de semana prolongados fora de Luanda, mas é o primeiro carnaval que me faz fugir um bocado da confusão da capital do país”.

Jurema Estevão, outra viajante, disse que aproveita todos os feriados prolongados para ir ao Cuando Cubango visitar familiares, parentes e amigos. "Vivo em Luanda por causa do emprego, se na minha província tivesse essa oportunidade não sei se conheceria a capital do país”, disse, sorrindo.

Guilherme Osvaldo contou que é de Luanda, mas, em todos os finais de semana prolongados, prefere ir a outras províncias. "Malanje era a minha predilecta, agora troquei, vou conhecer o Huambo, dizem que é grande província, meus amigos falam da região que se parece com a europa”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade