Mundo

Trégua entre Hamas e Israel está em “fase avançada”

O Egipto, um dos principais mediadores no conflito de Gaza, confirmou que as negociações em Paris para uma trégua entre Israel e o Hamas "tiveram um resultado positivo" e estão "numa fase avançada", disseram, domingo, fontes egípcias à agência EFE.

26/02/2024  Última atualização 12H30
© Fotografia por: DR

"As conversações chegaram a um resultado positivo e a um ponto de encontro durante o qual será declarada uma trégua relativamente longa, de até seis semanas", disseram as fontes, que pediram para não ser identificadas.

O acordo inclui, numa primeira fase, a libertação de 30 reféns detidos pelo Hamas desde o ataque do grupo a Israel, a 7 de Outubro, em troca de 300 prisioneiros palestinianos nas prisões israelitas.

"Além disso, nesta primeira fase, haverá um cessar-fogo completo e a retirada das forças israelitas de Gaza (...) depois seguir-se-ão outras fases (das negociações) até à libertação de todos os reféns detidos pelo Hamas", acrescentaram.

As autoridades sublinharam também que durante esta primeira fase da trégua "as negociações abordarão questões como o futuro de Gaza, a solução de dois Estados e o relançamento das negociações de paz israelo-palestinianas".

As fontes atribuíram o "desenvolvimento positivo" às "concessões feitas pelos representantes do Hamas relativamente a muitas das suas exigências".

Os meios de comunicação israelitas revelaram, na sexta-feira, "progressos significativos" nas conversações de Paris que envolveram representantes de Israel, dos Estados Unidos, do Egipto e do Qatar, mas avisaram que ainda há um longo caminho a percorrer.

O conselheiro de Segurança Nacional de Israel, Tzachi Hanegbi, confirmou à imprensa israelita, no sábado, que o Gabinete de Guerra de Israel será informado nas próximas horas sobre o que foi discutido em Paris e disse que também que "será possível fazer progressos".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo