Regiões

Trinta bolsas de sangue reforçam reservas do Hospital do Huambo

Justino Victorino | Huambo

Jornalista

Um grupo de 30 jovens da Igreja Católica, na província do Huambo, doou, domingo, igual número de bolsas de sangue à Hemoterapia do Hospital Geral para mitigar a carência naquela unidade sanitária, uma acção inserida no âmbito da sua responsabilidade social.

12/02/2024  Última atualização 13H16
Iniciativa vai contribuir para mitigar a carência de sangue na principal unidade hospitalar © Fotografia por: DR

A técnica em serviço na Hemoterapia do Hospital Geral do Huambo, Florinda Cassinda, mostrou satisfação pela pronta resposta e entrega massiva dos jovens da Igreja Católica. Em declarações à imprensa, Laurinda Cassinda disse que, diariamente, há pedidos de doação de sangue e apelou às demais instituições a seguirem o exemplo, "Porque doar sangue é salvar vidas e um acto de grande nobreza”, disse.

Laurinda Cassinda explicou que o Banco de Sangue do Hospital Geral precisa de doadores voluntários, de forma constante, para que o sangue aguarde pelos doentes e não o contrário.

A responsável do Banco de Sangue da maior unidade sanitária da província recordou que são realizadas, mensalmente, na secção da Hemoterapia do Hospital Geral do Huambo, mais de 70 transfusões de sangue, principalmente em doentes da Pediatria e Maternidade.

Laurinda Cassinda solicitou às demais organizações juvenis da província que se sintam tocadas com esta causa, para garantir a saúde daquelas pessoas que mais precisam de sangue.

A médica exorta a doações em massa, uma vez que o sangue nunca é suficiente nas unidades sanitárias, por ser um produto muito importante, insubstituível, para a recuperação dos pacientes.

Fernanda Miguel, uma das dadoras, afirmou que as campanhas de doação de sangue vão continuar nas demais unidades sanitárias da província, sublinhando que tais iniciativas visam despertar a consciência dos angolanos para que façam da doação de sangue um hábito e não apenas um momento esporádico.

"Campanhas de solidariedade vão continuar no âmbito da responsabilidade social da Igreja Católica, sabemos que é através de pequenos gestos que podemos mudar o panorama actual e ajudar quem mais precisa”, assegurou Fernanda Miguel. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões