Cultura

Trinta e uma agremiações estão inscritas no Sumbe

Carlos Bastos | Sumbe

Jornalista

Trinta e um grupos carnavalescos, dos 43 previstos, no município do Sumbe, província do Cuanza-Sul, já estão inscritos na Direcção Municipal da Cultura e Turismo daquela localidade para participar na edição deste ano do Carnaval, marcada para segunda-feira, na Marginal do Sumbe.

06/02/2024  Última atualização 10H39
Quatro grupos vão apresentar-se pela primeira vez no Sumbe © Fotografia por: Edições Novembro

A informação foi avançada, ontem, por João da Silva, director municipal da Cultura e Turismo do Sumbe. O responsável explicou que dos grupos inscritos, seis são da classe infantil, 16 da classe adulta além de nove blocos de animação.

De acordo com João da Silva, o Carnaval do Sumbe vai decorrer sob o lema "A Diversidade Cultural como Factor de Atracção Turística”, tendo  avançado que as novidades deste ano vão ser a estreia dos grupos carnavalescos União da Comuna do Gungo, Complexo Escolar Francisco Fingi, União Jovens do Caboqueiro e Firmar do Sumbe.

O director municipal disse que os estilos de dança predominantes este ano serão o catambi, cassucuta, varina, moda cabecinha, cabetula, colada Pailodo e outras modernas.

João da Silva explicou  que, para se aprimorar o Carnaval, a administração do Sumbe tem realizado encontros com os dirigentes dos grupos carnavalescos, no sentido de informar sobre os apoios do Governo Provincial do Cuanza-Sul, administração municipal, empresários locais e pessoas singulares.

"Realizámos encontros com os responsáveis dos grupos carnavalescos, com o objectivo de sabermos o seu parecer quanto a determinados pontos que poderíamos melhorar nesta edição, como, por exemplo, os prémios e as indumentárias. Além disso, procurámos saber das suas preocupações para ver  de que forma as poderíamos solucionar”, contou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura