Mundo

Turquia acusa Israel de genocídio em Gaza

O Presidente da Turquia acusou Israel de estar a realizar uma "tentativa de genocídio" em Gaza, após a morte de mais de 100 pessoas durante uma entrega de ajuda humanitária, que as autoridades locais atribuíram aos israelitas.

03/03/2024  Última atualização 10H19
Presidente turco diz que a fé na justiça mundial foi destruída © Fotografia por: DR

"O que está a acontecer em Gaza não é definitivamente uma guerra é uma tentativa de genocídio, porque mesmo a guerra tem moralidade, normas e leis que devem ser seguidas", disse Recep Tayyip Erdogan, na sexta-feira, citado pela agência de notícias turca Anadolu.

O líder turco frisou que Israel está a cometer barbárie com ataques contra hospitais, igrejas, mesquitas, escolas, universidades, ambulâncias, e campos de refugiados ou mesmo "filas para receber ajuda alimentar".

Erdogan afirmou, também, que "a fé de milhares de milhões de pessoas no sistema internacional, na justiça e na lei foi destruída", uma vez que mesmo com as medidas cautelares impostas pelo Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) o Governo de Israel "contínua imprudentemente com as políticas de ocupação, destruição e massacre".

"As potências ocidentais, que apoiaram Israel incondicionalmente desde o primeiro dia, fazem parte do derramamento de sangue com as suas políticas hipócritas de 'siga o cão, fuja do coelho'", frisou ainda Erdogan.

O Chefe de Estado turco insistiu que a comunidade internacional "só será capaz de pagar a sua dívida para com o povo palestiniano" através da solução de dois Estados. "Estamos dispostos a assumir responsabilidades como fiadores no processo", garantiu.

O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, realçou, em resposta através da rede social X, que Ancara "massacra constantemente os curdos na Turquia e na região", rejeitando as acusações de genocídio.

"Senhor Erdogan, não somos como você. Estamos a lutar contra o seu cúmplice, o Hamas, a quem você acolheu na Turquia e permitiu que cometesse massacres e homicídios. Você deveria ficar em silêncio e envergonhado!", sublinhou.

As autoridades de Gaza denunciaram um massacre cometido pelo Exército de Israel, acusando-o de atacar civis concentrados junto a uma coluna humanitária. Também a Autoridade Palestiniana referiu-se a um "atroz massacre" e sublinhou que "é parte integrante da guerra genocida por parte do Governo de ocupação".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo