Mundo

Turquia apoia Hamas na guerra contra Israel

A Turquia "apoia firmemente" os líderes do grupo islamita palestiniano Hamas, em guerra com Israel, afirmou, sábado, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante um discurso em Istambul.

10/03/2024  Última atualização 10H05
Líder turco a favor da criação do Estado palestiniano © Fotografia por: DR

"Ninguém nos pode levar a descrever o Hamas como uma organização terrorista. A Turquia é o país que fala abertamente sobre tudo com os líderes do Hamas e que os apoia firmemente", declarou, citado pela agência francesa AFP.

Fervoroso apoiante da causa palestiniana, Erdogan tem sido um dos mais virulentos críticos de Israel desde o início da guerra na Faixa de Gaza, há cinco meses.

A ofensiva de Israel foi lançada como represália pelo sangrento ataque em solo israelita do movimento islamita palestiniano, em 7 de Outubro que causou a morte de cerca de 1.200 pessoas, segundo as autoridades.

Desde então, a ofensiva israelita já provocou mais de 30.900 mortos, segundo o Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde 2007, quando expulsou do enclave a Fatah, que governa a Cisjordânia. O Presidente turco, cujo país integra a OTAN, descreveu várias vezes Israel como um "Estado terrorista" e acusou-o de "cometer genocídio" na Faixa de Gaza.

Recep Erdogan, que iniciou uma nova era nas relações com Israel em 2022, depois de uma década de divergências, comparou, também, o Primeiro-Ministro israelita, Benjamin Netanyahu, a Adolf Hitler, a Benito Mussolini e a Josef Estaline.

"Netanyahu e a sua administração juntaram os seus nomes aos de Hitler, Mussolini e Estaline como nazis de hoje, com os crimes contra a humanidade que cometeram na Faixa de Gaza", afirmou, citado pela agência turca Anadolu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo